Image Map

03 agosto 2014

ENCERRAMENTO DO CURSO “TÉCNICAS FREINETIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

“Considero importantíssima à possibilidade de escolha, de a criança poder decidir aquilo que deseja fazer, sem que interfira na liberdade do outro. Todavia para que isso aconteça, é preciso organização, pois sem ela as crianças não adquirem autonomia, é preciso também oferecer possibilidades de expressão”. (Freinet)
Aconteceu no dia 30-07 no Auditório da Secretaria Municipal da Educação o encerramento do curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil” no qual foi trabalhada a técnica “Ateliês”, também chamado por alguns autores contemporâneos de cantinhos ou atividades diversificadas que além de proporcionar a apropriação da autonomia da criança, permite às mesmas de fato escolher o que quer realizar. Esta técnica contribui também para que o Professor possa observar mais atentamente as crianças, suas conquistas, suas aprendizagens, dificuldades, gostos e interesses, fato que o auxiliará muito no seu replanejamento. 
Neste dia as Professoras além de realizarem estudos e reflexões aprofundadas acerca do tema puderam vivenciar os ateliês de pintura, modelagem com biscuit e leitura. Foram momentos de apropriação de conhecimentos fundamentais que poderão contribuir na prática pedagógica dos participantes do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário