Image Map

19 agosto 2014

Livro "OUVIRAM DO IPIRANGA" de Marcelo Duarte

Além de revelar o significado de cada palavra da letra do Hino Nacional, a obra apresenta passagens históricas e curiosas relacionadas à criação da letra. Também traz a letra do Hino Nacional Brasileiro, do Hino da Independência e da Proclamação da República, biografias dos personagens mencionados na obra (Dom Pedro I, por exemplo) e as novas ilustrações, que fiz misturando técnicas e materiais. Fonte
Para abordar o assunto sobre os hinos oficiais do Brasil, que representam símbolos importantes para o país, convide os alunos a assistirem ao Vídeo abaixo:
Explore o vídeo com os alunos perguntando:
  • O que mais lhes marcaram no vídeo?
  • Vocês concordam com o entrevistado Marcos Meier de que é fundamental que se conheça os símbolos nacionais? Por quê?
  • Vocês conheciam a informação de que houve uma época em que as pessoas entendiam que ser patriota significava obedecer aos governantes? Vocês concordam com isso?
  • Vocês conhecem algum hino brasileiro? Qual?
  • Na sua percepção se vocês fizessem uma enquete na sua rua, vocês encontrariam muitas pessoas que conhecem os hinos brasileiros? 
Proponha aos alunos que em duplas organizem uma enquete para ser feita na escola com as seguintes questões:
  • Quantos hinos oficiais brasileiros existem?
  • Destes, quantos vocês conhecem e sabem cantar?
Divida a turma para que percorra a escola toda no horário do recreio procurando realizar a enquete com o maior número possível de pessoas. Oriente os alunos a gravarem ou anotarem as suas respostas. 
De volta à sala, relacione o resultado da enquete com a informação oficial de que existem cinco hinos oficiais brasileiros. Fonte
Fonte: Hinos. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/hinos/. Acesso em 13 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário