Possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1969), graduação em Pedagogia, Habilitação em Administração Escolar, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio (1979), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ouro Fino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Assistente Doutor - MS3 -da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Educação e Sistemas Educativos, atuando, sobretudo nas áreas temáticas relativas à organização do trabalho docente; natureza do trabalho didático-pedagógico; elementos de processos de trabalho capitalistas e pré-capitalistas; escola pública paulista; políticas curriculares; currículo e prática docente; currículo e construção do projeto político-pedagógico; planejamento educacional e diretrizes curriculares nacionais.
Etimologicamente currículo (latim currere) significa caminho, jornada, trajetória, percurso a ser seguido, e encerra duas ideias essenciais: de sequência ordenada e noção de totalidade de estudos. Silva (1999, p. 21) aponta que a emergência desse campo de estudo e da palavra modernamente conhecida liga‐se à organização das experiências educativas.
Ora, o currículo não é um conceito, mas construção social; itinerário formativo, organização e articulação interna de um curso de estudos no seu conjunto, no âmbito do qual devem colocar‐se organicamente os currículos específicos, tendo em vista o projeto político‐ pedagógico construído pela escola, o orientador e organizador de todas as práticas educativas que se desenvolvem no interior da instituição escolar. É ele que confere organicidade, sentido e o horizonte a ser atingido pela totalidade dos agentes educacionais, considerando as finalidades da educação, a filosofia e objetivos da escola (PONTECORVO, 1985; GRUNDY, 1987; SACRISTÁN, 2000).
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