Image Map

16 novembro 2015

Trick or Treat in Marília

Para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Marília, o mês de outubro foi assustadoramente divertido, isto porque tiveram a oportunidade de comemorar uma das festas mais celebradas nos países de língua inglesa: o Halloween. Com intuito de divulgar esta data nas escolas da rede, as professoras de Língua Estrangeira Moderna - Inglês desenvolveram um trabalho diferenciado que tornou o aprendizado sobre outra cultura um momento muito prazeroso e divertido. 
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todos os anos no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. A comemoração chegou ao país levada pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX. 
Esta festa está relacionada em sua origem a uma crença de que, no último dia de outubro, era possível falar com os mortos desde que você estivesse fantasiado como um deles; por esta razão, tem como símbolos comuns os fantasmas, as bruxas, os zumbis, as caveiras, os monstros, os gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein. A crença inicial foi se perdendo com o passar do tempo e, atualmente, nos Estados Unidos principalmente, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.
As crianças são as maiores participantes desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança repetindo a frase “trick or treat,” comumente traduzida no Brasil como “doce ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
As escolas de Marília foram caracterizadas de acordo com o tema e os alunos fantasiados foram envolvidos em atividades como desafios secretos, gincanas, filmes e, ao final, o encerramento das comemorações com uma festa a caráter.
O trabalho realizado com os alunos da rede foi mais uma forma de familiarizar as crianças com a cultura de língua inglesa e incentivar o bom aprendizado do idioma. Além do Halloween, durante o ano letivo foram desenvolvidos outros temas relevantes como o Valentine’s Day, Saint Patrick’s Day, Mother’s Day e Father’s Day. Por Míriam Rita Servilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário