Image Map

13 dezembro 2013

A desigualdade social: rumo a um Brasil mais justo - Por Letícia Vieira da Silva

A todo instante estamos de frente com a desigualdade social, em quase todos os lugares que vamos ela está presente.
Quando vemos pessoas pedindo esmolas, crianças vendendo balas nos semáforos para ajudar a família, também ao nos depararmos luxuosos condomínios fechados para poucas famílias nos locais mais nobres das cidades e pensamos que a maioria das pessoas moram em favelas sem o mínimo necessário, percebemos o quanto esse nosso Brasil é desigual social e economicamente.
Além disso, desvios de verbas públicas da educação, saúde, habitação, etc, contribuem para aumentar essa desigualdade.
Temos que fiscalizar, cobrar nossos direitos nos informantes se o dinheiro dos impostos estão sendo empregados corretamente. É justo reivindicarmos as melhorias que queremos, mas sem este quebra-cabeça que vemos hoje nas manifestações, pois todos nós temos que pagar para reconstruir o que foi danificado sendo que este dinheiro sairá dos impostos pagos que poderia ser utilizada na educação, saúde, moradia, etc.
Portanto, fazer a sua parte não é apenas dar um dinheiro para as pessoas pobres, também temos que cobrar os nossos direitos procurar nos informar e saber se o dinheiro dos impostos está sendo realmente revertido para melhorar o atendimento nos postos de saúde, nas escolas etc e também cumprir nossos deveres conservando o que já temos, por exemplo: não pixando muros, preservando praças, não quebrando lojas, não jogando lixo nas ruas, nos terrenos baldios...
Pensa que é muito difícil acabar com a desigualdade social mas temos que fazer a nossa parte contribuindo para melhorar essa situação injusta que se instalou no Brasil. Se cada um fizer a sua parte, teremos um país melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário