A ‘Educação de Jovens e Adultos’ (EJA) da Prefeitura Municipal de Marília realizou nesta quinta-feira, dia 5, a solenidade de formatura dos alunos que concluem este ano o 2º termo do Ensino Fundamental (1º ciclo). São alunos dos polos em funcionamento nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Américo Capelozza, Nelson Gabaldi, Nicácia Garcia Gil, Nivando Mariano dos Santos e Olímpio Cruz.
A solenidade, aberta aos familiares, foi promovida a partir das 20 horas nas dependências do Sest Senat de Marília, localizado na Avenida Doutor Durval Menezes, Nº 1901, Núcleo Habitacional Nova Marília, Marília, SP
Os formandos receberam certificados que dão direito a prosseguir nos estudos no ensino regular. “É um momento importante na vida desses alunos que, por fatores diversos, não puderam concluir os estudos na idade certa”, destacou a educadora Fátima Leiva Gatti representando neste ato a secretária da Educação professora Doutora Fabiana Rodrigues Cruvinel que não pode estar presente devido a uma viagem profissional ao exterior.
Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as consequências de sua escolha. Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizandos com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam, com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende. (FUCK, 1994, p. 14 - 15)
FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos. Relato de uma experiência construtivista. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
Entrada dos formandos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário