No dia 7 de outubro, realizamos nas dependências da SME, mas um encontro de formação com os professores da Jornada Especial. Trata-se de mais uma ação da equipe técnica da secretaria para auxiliar os professores oferecendo uma continuidade de estudos sobre o trabalho de alfabetização para as crianças defasagem escolar.
Os objetivos do encontro foram de promover uma reflexão sobre o ensino da leitura e apresentar práticas que desenvolvem a competência leitora. Na busca por uma alfabetização que desenvolva as competências do leitor e do escritos, precisamos consideração que a leitura e a escrita são processos distintos. A escola por sua vez, tende a focar com mais intensidade o trabalho com a escrita, e às vezes, desconsidera que a leitura precede à escrita.
Muitos equívocos acerca do ensino da leitura precisam ser superados dentro da escola e o encontro apresentou possibilidades de trabalho prático que desenvolve as competências leitoras: o trabalho com imagem; a descoberta de texto; e as estratégias de leitura.
Para complementar nosso enfoque sobre a leitura, nos apoiamos na leitura de literatura infantil, pois esta complementa o trabalho que queremos atingir, pois a “a literatura nos diz quem somos e nos incentiva a desejar e a expressar o mundo por nós mesmos. Isso se dá porque a literatura é uma experiência a ser realizada [...] é a incorporação do outro em mim sem a renúncia da minha própria identidade” (COSSON, 2007, p. 17). Por Joice Ribeiro Machado da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário