No dia 24 de setembro, 2º encontro do curso, contamos com a importante presença da Dra. Rosane Michelli de Castro, Professora da Unesp de Marília, que apresentou ao grupo aspectos das teorizações de Freinet e das contribuições da Teoria Histórico-Cultural para uma reflexão sobre a organização e o uso do espaço da escola de Educação Infantil em favor do máximo desenvolvimento das crianças.
Destacou, dentre outros aspectos, a importância do planejamento do Professor contemplar um espaço rico em possibilidades, materiais e objetos que desafiem a participação das crianças em diferentes situações, criando um clima de cooperação e bem-estar entre elas, favorecendo sua autonomia, comunicação e atividade, o que possibilita melhores oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
Na sequência, a Profa Elisabeth Sandra N. R. Rodrigues, da EMEI Dr. Fernando Mauro, expôs interessantes práticas freinetianas que desenvolve cotidianamente com as crianças da turma de Infantil II.
A Professora mostrou, por meio de fotos e materiais produzidos com as crianças, o processo e o resultado de diversas atividades, tais como: livros que comunicam os resultados dos projetos investigativos que a turma desenvolveu, instrumentos que estimulam a autoavaliação da criança, planejamento coletivo das atividades do dia, experimentações diversas com a efetiva participação da criança, trabalho diversificado, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário