Image Map

19 outubro 2015

SAREM – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília – 12ª edição

A aprendizagem das crianças é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação de Marília, por isso nos dias 20 e 21 de outubro serão aplicados os instrumentos avaliativos do SAREM – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal – nos alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental. Esta será 12ª edição desta avaliação, porém será a 2ª edição envolvendo alunos dos quartos anos do Ensino Fundamental.
No dia 20/10, será aplicada a avaliação de Língua Portuguesa dividida em duas partes. A primeira é composta de questões de múltipla escolha a partir de diferentes gêneros textuais e a segunda parte será proposta uma produção textual de gênero narrativo – Conto. No dia 21/ 10, será aplicada a avaliação de Matemática composta de 10 situações problema. Em cada situação os alunos devem encontrar a resposta e apontá-la entre as quatro opções apresentadas.
Assim como o governo federal e estadual, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB – e estadual com Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP – buscam indicadores da qualidade de ensino oferecido nestas instancias, o SAREM se justifica pela finalidade apresentar informações importantes acerca da qualidade de ensino ocorrido no município de Marília. 
O objetivo das provas, enquanto instrumento de avaliação externa das unidades escolares municipais, é colher dados sobre o desenvolvimento dos alunos da rede municipal a fim de contribuir para viabilizar ações de acompanhamento do aproveitamento escolar e subsidiar as tomadas de decisões. 
Os resultados não possuem caráter classificatório, mas tem o objetivo de buscar a equidade dos resultados educacionais para que se tornem orientadores das políticas educacionais referentes às ações pedagógicas e gestoras das escolas e do sistema municipal mariliense.
As avaliações foram elaboradas pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação e terá como aplicadores os próprios professores da rede sob supervisão dos coordenadores das escolas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário