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15 outubro 2015

Curso “Práticas Significativas ao Encontro das Necessidades e Especificidades das Crianças da Educação Infantil”

No dia 08 de outubro, nas dependências da SME, foi realizado o 4° encontro do curso “Práticas Significativas ao Encontro das Necessidades e Especificidades das Crianças da Educação Infantil”. Trata- se de mais uma ação de Formação Continuada da Equipe Pedagógica de EMEI no sentido de realizar reflexões teórico-metodológicas junto aos Professores de Educação Infantil.
No primeiro momento, o encontro promoveu discussões sobre “Projetos Investigativos”, com vistas à ampliação dessa prática no dia a dia das escolas, já que está em consonância com as especificidades da infância e possibilita o atendimento e a criação de necessidades humanizadoras, como as de aprender, conhecer, pesquisar, descobrir, compartilhar conhecimentos, dentre outras. 
Partindo de questões das crianças, e sempre de forma compartilhada com elas, os Projetos Investigativos promovem o levantamento dos conhecimentos prévios da turma sobre o tema e organizam aquilo que as crianças querem saber e suas hipóteses como passos para o desenvolvimento do trabalho. Buscando o conhecimento em fontes diversas (livros, revistas, Internet, conversa com especialistas, passeios-pesquisa, etc), a turma vai investigando o assunto e obtendo, com a mediação do Professor, as respostas para suas questões, confirmando ou refutando suas hipóteses, apropriando-se do conhecimento e aprendendo. As descobertas são registradas em álbuns, livros, painéis produzidos com as crianças e compartilhados com os colegas, as famílias e a comunidade.
A Professora Karolyne Ribeiro, da EMEI Arco-Íris, compartilhou com os demais Professores participantes do curso sua prática com os Projetos Investigativos com crianças de 4 e 5 anos. Destacando o grande envolvimento delas, a Professora relatou os percursos desse trabalho que envolve planejamento e ações compartilhadas com as crianças, surpresas, conflitos e muito aprendizado.
No 2° momento do encontro, foram realizadas reflexões sobre as Atividades Diversificadas na Educação Infantil - também denominadas Ateliês, Espaços ou Cantos de Aprendizagem - que contemplam a organização dos espaços em diferentes áreas, oferecendo às crianças vivências com jogos simbólicos, construções, atividades artísticas, leitura literária, dramatizações, experiências envolvendo matemática e ciências naturais, dentre outras. 
Na perspectiva de uma educação que objetiva o amplo desenvolvimento humano das crianças, os espaços são vistos como educadores e, intencionalmente planejados pelo Professor, podem promover esse desenvolvimento. A prática com os Espaços de Atividades Diversificadas oferece liberdade e possibilidade de ação às crianças, favorecendo o amplo contato delas com a cultura e o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, do interesse por aprender e das funções superiores como a atenção voluntária, a memória, o controle da conduta, o pensamento lógico, a linguagem, dentre outras.
A Professora Vera Quissack, da EMEI Mãe Cristina, relatou ao grupo de Professores suas experiências com bebês nos Espaços de Atividades Diversificadas, explorando fotos do trabalho desenvolvido. Destacou o envolvimento dos pequenos e as aprendizagens realizadas por eles enquanto se deslocam pelo espaço e se relacionam com os objetos da cultura e com as pessoas, mediados pela Professora e pelos demais Educadores presentes. Observando atentamente a atuação de cada criança para melhor promover sua aprendizagem e seu desenvolvimento, os Educadores incentivam, desafiam, apoiam e ajudam. 
As reflexões teóricas vinculadas às práticas são basilares para o planejamento do Professor com atividades significativas e intervenções intencionais que ampliem o conhecimento das crianças, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento delas em suas máximas possibilidades.
Equipe Pedagógica de EMEI
09/10/15

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