Image Map

31 março 2016

Curso "O ensino de ciências por investigação"

Ocorreu nesta terça-feira 29/03 mais um encontro do curso "O ensino de ciências por investigação" ministrado pela Profa. Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes, docente do Departamento de Didática da UNESP - Marília. 
Iniciamos o encontro com a discussão do texto: “O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas” Anna Maria Pessoa de Carvalho.
A seguir foi discutido a importância de se trabalhar com sequências de ensino investigativa. 
Os professores realizaram a análise de duas sequências de ensino investigativa, uma extraída da tese de Doutorado da Profa. Dra. Lucia Helena Sasseron da Faculdade de Educação da USP de São Paulo - "Navegação e meio ambiente", a outra, extraída da tese de Doutorado da Profa. Dra. Tatiana S. V. de Moraes - "De onde vêm as borboletas?"
Apresentação das etapas:
1. Atividades de pré-investigação;
AULA 1: Conversando sobre Ciências e insetos
AULA 2: Apresentação das ferramentas do investigador
AULA 3: Visita a horta e apresentação do problema da investigação
2. Atividades de investigação;
AULA 4: Montagem dos terrários
AULA 5: Observando, medindo e registrando o crescimento das lagartas
AULA 6: Observação das lagartas e leitura de texto
AULA 7: Construção de gráfico de crescimento das lagartas e observação da pupa.
AULA 8: Exibição de vídeo, jogo e observação do indivíduo adulto
3. Atividades de pós-investigação;
AULA 9: Conversando sobre a investigação e aplicação do jogo – “O ciclo de vida das borboletas”
AULA 10: Elaborando um teatro sobre o ciclo de vida das borboletas “O ciclo de vida da borboletas” 

Para o próximo encontro:
 Trazer registros (fotos, vídeos, desenhos) de uma abordagem investigativa aplicada na sala de aula. 
 Trazer a proposta curricular de Ciências presente no documento da Secretaria Municipal de Educação de Marília (para o ano que leciona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário