O livro abaixo apresenta quinze atividades de conhecimento físico, entre elas: "o problema do barquinho". Nesse encontro os professores foram instigados a trabalhar com essa atividade experimental.
Iniciamos o encontro com a apresentação do vídeo:
Após os professores foram divididos em grupos:
A partir do problema apresentado desenvolvemos uma atividade experimental
Materiais:
- papel alumínio
- bandeja - água
- arruelas
Discussão nos grupos
Discussão coletiva
Anotar os passos apresentados no vídeo;
Fazer relação com o experimento realizado;
Fazer relação com o texto lido.
Discussão do texto:
Capítulo 1: “O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas” Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Outros assuntos abordados:
- Importância de um problema para o início da construção do conhecimento.
- Mecanismo de construção de novos conhecimentos
- Passagem da ação manipulativa para ação intelectual na construção do conhecimento
- A importância do erro na construção de novos conhecimentos.
- Funções mentais do indivíduo emergem de processos sociais
- Linguagem (o mais importante artefato social e culturalmente construído)
- Trabalho em grupo: uma ferramenta necessária quando o ensino visa a construção do conhecimento
- Papel do professor dentro da proposta sociointeracionista, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário