Image Map

24 março 2016

Terceiro encontro do curso "O ensino de ciências por investigação"

O livro abaixo apresenta quinze atividades de conhecimento físico, entre elas: "o problema do barquinho". Nesse encontro os professores foram instigados a trabalhar com essa atividade experimental.
Iniciamos o encontro com a apresentação do vídeo:
Após os professores foram divididos em grupos:
A partir do problema apresentado desenvolvemos uma atividade experimental 
 Materiais: 
- papel alumínio 
- bandeja - água 
- arruelas 
 Discussão nos grupos
 Discussão coletiva
Anotar os passos apresentados no vídeo; 
 Fazer relação com o experimento realizado; 
 Fazer relação com o texto lido.
 Discussão do texto:
Capítulo 1: “O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas” Anna Maria Pessoa de Carvalho.
 Outros assuntos abordados:
- Importância de um problema para o início da construção do conhecimento.
- Mecanismo de construção de novos conhecimentos 
- Passagem da ação manipulativa para ação intelectual na construção do conhecimento 
- A importância do erro na construção de novos conhecimentos. 
- Funções mentais do indivíduo emergem de processos sociais 
- Linguagem (o mais importante artefato social e culturalmente construído)
- Trabalho em grupo: uma ferramenta necessária quando o ensino visa a construção do conhecimento
- Papel do professor dentro da proposta sociointeracionista, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário