Ocorreu nesta segunda-feira 21/03/16 mais uma reunião com as professoras coordenadoras de EMEF. O tema tratado no encontro foi a análise do desempenho dos alunos na avaliação de produção de textos do SAREM - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal / 2015.
Toda a discussão foi encaminhada buscando responder as seguintes questões: Como interpretar o desempenho “abaixo do adequado” de alguns de nossos alunos, em relação ao desafio de escrita que a avaliação lhes colocou? Como interpretar as formas e caminhos de expressão escrita desses alunos, na avaliação de língua portuguesa, mais especificamente na produção de textos?
Entendemos que nas últimas décadas, a escola avançou, trazendo para ela uma noção de maior respeito ao aluno em sua expressão escrita; em seu nível de aquisição de escrita; na acolhida da escrita espontânea, em detrimento das cópias dos modelos oferecidos pela tradição da cartilha; na liberdade de opinar, tomando a si mesmo como referência; ou criando livremente uma história; na ênfase na textualidade em relação à correção ortográfica dos textos, entre outras preocupações.
Também a escola parece ter avançado quando traz em seu programa curricular a inclusão de um trabalho com a diversidade de gêneros socialmente constituídos e com a leitura de livros de literatura em sala de aula.
Porém, o difícil desempenho dos alunos na prática de escrita, apontado por essa e outras situações de avaliação, como SARESP, SAEB, INAF etc. precisa ser melhor investigado e interpretado.
Nosso grande desafio é buscar estratégias visando reverter esse quadro preocupante da educação brasileira.
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