Marília participou do III Congresso de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores que ocorreu em Águas de Lindóia, de 11 a 13 de abril, cujo tema foi: Profissão de professor: cenários, tensões e perspectivas. Cerca de 1600 trabalhos como relatos de experiências significativas e pesquisas foram inscritos, porém somente cerca de 700 foram selecionados. Dentre eles, um relato de trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Marília que envolve a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Dentre os diferentes pontos de discussão, como: o estágio supervisionado, a Universidade e o futuro professor, destacamos o que está ligado diretamente com as preocupações da Secretaria Municipal da Educação de Marília: a formação continuada de professores como uma prática que contribui para a melhoria da qualidade de ensino.
As discussões coadunam com o pensamento da SME no que diz respeito a função do professor como um mediador do saber e um facilitador da construção dos saberes. As ações dos professores em sala de aula contribuem para a significação dos conteúdos com o alunos para que estes possam atribuir sentidos. É por meio da formação continuada em Horário de Trabalho em Conjunto, em capacitações oferecidas em horário de trabalho (professores do reforço) e cursos para ampliação dos conhecimentos, que a Secretaria incentiva o estudo para aquisição de novos saberes, reflexão sobre a prática constituindo-se um profissional confiante.
A escola, como locus de formação, convida o professor a fazer parte das discussões acerca do que deve ser ensinado ao aluno e de como deve ocorrer os processos de ensino e de aprendizagem. Esse destaque se deu pela necessidade de manter a capacitação em serviço vinculada as ações em sala de aula, sendo esta a preocupação da Secretaria Municipal da Educação de Marília. Por Silvana Paulina
Nenhum comentário:
Postar um comentário