Ocorreu nesta quinta-feira 07/04 mais um encontro com os professores que lecionam inglês nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Marília. A reunião foi dividida em duas partes: na primeira apresentamos e discutimos com os professores sobre a responsabilidade civil da escola e na segunda sobre a aprendizagem da língua estrangeira na escola regular: desafios e possibilidades, além da possibilidade do trabalho com estratégias de leitura também no ensino do inglês.
Discutimos com os professores que o processo de leitura não é natural, automático ou muito menos simples e ele precisa ser construído pelo aprendiz. Cabe ao educador oferecer às crianças os segredos que utilizam quando eles próprios leem. Isso deve ser feito na mesma forma como ocorre com outros conteúdos de ensino ou quando mostra como utilizar adequadamente um caderno ou traçar de forma correta as letras.
Enfatizamos que o professor funciona como um especialista em leitura explicitando seu processo pessoal à turma, o que leva à compreensão do que está escrito: qual seu objetivo com aquela determinada leitura, que dúvidas surgem, que elementos toma do texto para tentar resolver suas questões. Vendo o que o professor faz para elaborar uma interpretação do texto, os estudantes entendem as chamadas estratégias de compreensão leitora e passam a adotá-las.
O encontro foi bastante produtivo e as professoras participaram ativamente partilhando as experiências que estão vivenciando nas salas de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário