Image Map

06 abril 2016

Curso: "O ensino de ciências por investigação"

Ocorreu na última terça-feira, nas dependências da SME mais um encontro do curso de “O ensino de ciências por investigação” que conta com a participação dos professores da nossa rede de ensino e que tem a Profª Drª Tatiana Schneider Vieira de Moraes do Departamento de Didática da UNESP campus de Marília como formadora.
No primeiro momento, os professores fizeram observações de ovos de borboletas e algumas questões foram levantadas pelos professores e discutidas: Quanto tempo o ovo leva para eclodir? Quais são as condições necessárias para o ovo eclodir? Foi um debate interessante que auxiliará alguns professores que levaram as pupas para iniciar um trabalho de investigação da metamorfose da borboleta com seus estudantes.
Num segundo momento, diversas experiências práticas foram apresentadas pelos professores participantes. O objetivo era a socialização de práticas voltadas para o ensino de ciências em sala de aula. Os temas foram bem diversificados: dinossauro, metamorfose da borboleta, terremoto, sistema esquelético, experiência do barquinho e sombra/luz. Os trabalhos desenvolvidos demonstraram as diversas hipóteses que as crianças levantaram com seus pares e professores, e nessa investigação, sistematizaram conceitos importantes ligados à ciência.
Por fim, os professores foram convidados a se reunirem por ano e de posse da proposta curricular elaboraram uma sequência didática a partir da escolha de um dos conteúdos presentes no documento. Por Joice Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário