Image Map

28 abril 2016

Reunião com professoras coordenadoras de EMEF

Ocorreu nesta segunda-feira 25/04 mais um encontro de formação com as professoras coordenadoras de EMEF e contamos com a participação do professor Doutor Dagoberto Buim Arena para tratar sobre alfabetização.
O professor convidado possui graduação em Letras pela UNESP (1972), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1978), mestrado em Educação pela UNESP (1991), doutorado em Educação pela UNESP (1996) e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora, Portugal (setembro a dezembro de 2007), financiamento FAPESP. Em novembro e dezembro de 2010, realizou estágio pós-doutoral junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (INRP), em Lyon, França. Pós-Doutorado pela Université-Sorbonne, Paris IV (08.10.2013 a 07.08.2014), com financiamento FAPESP. Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2013Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, em Marília. Trabalhou como professor, diretor de escola e supervisor de ensino na rede pública estadual paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, alfabetização, leitura e escrita. Orientador no programa DINTER entre Universidade Federal do Maranhão e UNESP de Marilia (2008-2010) e no DINTER entre Instituto Técnico Federal do Ceará e UNESP de Marília (2012-2014). Pesquisador convidado do Laboratório Linguistique, Langues, Parole (LiLPa) da Faculté de Lettres, da Université de Strasbourg, França no período de 22 de setembro a 18 de dezembro de 2015. (Fonte: Currículo Lattes)
A finalidade foi dar continuidade as ações de formação continuada em serviço. A Secretaria buscando promover a reflexão sobre o exercício da prática pedagógica, trabalha junto as professoras coordenadoras para que, nas escolas, ocorram discussões, reflexões e apropriação de novos conhecimentos durante os horários de estudo em conjunto. Para tanto, realiza parcerias com professores e pesquisadores de diferentes áreas, a fim de que possam contribuir com o grupo. Esse último encontro, contou com a presença do Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena – Unesp/Marília, reconhecido professor que realiza pesquisas na área da alfabetização e discute como o estudo das teorias podem iluminar a prática em sala de aula.

O início do processo de alfabetização foi o tema sugerido para as discussões e reflexões promovidas pelo Professor Dagoberto, este se colocou como um auxiliar e mediador do grupo. Durante a apresentação inicial, buscou articular a teoria e a prática a partir de questões lançadas pelas professoras coordenadoras. Essa ação deu à conversa a significação necessária para que os coordenadores fizessem maior articulação entre o que estava sendo dito e o que ocorre na escola.

Ao final desta atividade percebe-se que a formação continuada pode ser capaz de provocar mudanças na postura e no fazer pedagógico dos professores ao oferecer uma fundamentação teórica consistente e a provocação de análise e reflexão acerca dos aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar. Por Silvana Paulina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário