Image Map

10 julho 2014

A comunicação visual – texto imagético

A comunicação visual, como qualquer outro tipo de comunicação, fundamenta-se no relacionamento humano e compõe-se de quatro elementos básicos: emissor, mensagem, veículo de comunicação e receptor. Ela tem o veículo como seu instrumento fundamental, pois como o próprio nome indica, ela se estrutura na expressão visual, o que vale dizer que a imagem é sua base de sustentação. 
No texto imagético que pretende a comunicação visual a representação metonímica – emprego de uma imagem no lugar de uma palavra ou texto – é muito utilizada. Ela pode ter como suporte: a televisão, o cartaz, o cinema, o panfleto, a história em quadrinhos, o cartão, a fotografia, um quadro. Configura-se com a união entre o escrito e a imagem, texto gráfico contribui para deixar nebuloso o limite das imagens.
A comunicação visual por meio do texto imagético foi o conteúdo para prática e reflexão utilizado na 10 ª e última oficina de Análise e produção de textos promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Marília. Durante o encontro realizamos discussões e exercícios práticos de pintura e desenho estilizado, além da análise reflexão de textos que utilizam a imagem como compositora de sua estrutura. Iniciamos a discussão a partir da análise de ilustrações de livros infantis, passando pela leitura de obras de arte a partir das iluminuras e letras capitulares. Apresentamos a teoria das cores e experimentamos a pintura, pois compreendemos que professor ao experimentar a aplicação de uma proposta de uso de imagens conseguirá motivar o aluno a aplicar a arte de acrescentar imagens ou figuras a letras, palavras, textos, de modo a complementar a mensagem desejada, elucidando-a facilitado sua compreensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário