Image Map

04 julho 2014

ArraiEJA – 2014

No dia 07 de julho ocorrerá o primeiro ArraiEJA, festa caipira da Educação de Jovens e Adultos. O evento ocorrerá das 19h00 às 22h00 na EMEF “Prof. Nelson Gabaldi”, localizada na zona oeste de nossa cidade, no bairro Chico Mendes. Na ocasião todos os alunos da EJA da Rede Municipal da Educação de Marília se reunirão para um momento de confraternização e interação, que contará com pratos típicos, músicas caipiras, quadrilha, bingo e muita diversão.
O tema: “Festas Caipiras” é bastante apreciado no trabalho educativo com pessoas jovens e adultas. Por ser originária da tradição popular, essas festas possibilitam um enfoque muito enriquecedor. Dessa forma, no último mês, foram desenvolvidas sequências didáticas com a propositura de diversas situações de aprendizagem, como: pesquisa sobre a origem das festas caipiras, receitas típicas, canções, danças, trabalho com cartazes, resgate das memórias e valorização das manifestações da cultura popular. 
O referido trabalho vem de encontro com um dos princípios da educação popular, pois concebe a escola como espaço de valorização das manifestações folclóricas e culturais, numa perspectiva, em que o professor não se apresenta como possuidor de um saber maior do que o dos demais, menosprezando assim o conhecimento de seus alunos. A figura do educador é a de alguém que vem dialogar e criar as condições necessárias, como mediador, para que todas as vozes, textos e manifestações da cultura brasileira sejam considerados na construção dos saberes. 
Convite mais que original!
As carteiras convites foram confeccionadas pelos alunos da EJA da EMEF "Cecília Alves Guelpa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário