Image Map

17 abril 2013

PAR (Plano de Ações Articuladas)

No dia 16 de abril, realizou-se na Secretaria da Educação a 1ª reunião para atualização do PAR (Plano de Ações Articuladas) do nosso município. O plano é fundamental para o planejamento em educação. O programa trabalha com quatro grandes dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos e visa o cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC, Estado e Municípios. 
Dentro de cada dimensão do PAR existem indicadores referentes à ação que será implantada. Com base nessas informações, o FNDE realizará pesquisas através de índices e censos demográficos, a fim de validar os dados fornecidos. A delimitação de valores a serem repassados ao município é baseada nessa avaliação. 
Para obter os recursos provenientes do plano, é necessário informar a realidade da educação municipal através de um diagnóstico realizado pelo Comitê Local do Plano de Metas - Compromisso Todos Pela Educação, que conta com representantes do Conselho Municipal de Educação, da sociedade civil, de pais de alunos, de diretores de escola e da Secretaria Municipal da Educação. 
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário