O Projeto: "À Procura da Compreensão da Língua Escrita" teve início no dia 22/04/13, sob a liderança do Educador Francês Élie Bajard que mediará sessões para implementação do referido projeto em escolas de nosso município.
Nos dias 22, 23 e 24 do corrente mês, aconteceram reuniões com docentes na sede da Secretaria e visitas às escolas envolvidas.
O trabalho proposto visa à formação de 18 professores da Rede Municipal, sendo 12 da Educação Infantil e 6 do Ensino Fundamental, numa abordagem alternativa sobre a língua escrita que supera a dicotomia entre a “extração da pronuncia” e a “extração da compreensão”.
Esses encontros de formação acontecerão a partir de três instrumentos: “A sessão de mediação, a descoberta do nome e a descoberta do texto”.
O mencionado projeto é uma parceria entre a Unesp/Marília e a Secretaria Municipal da Educação, através do Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena que dará suporte à implementação do mesmo na nossa rede escolar.
Esta iniciativa da nova gestão da Secretaria Municipal da Educação visa subsidiar a formação continuada dos docentes, oportunizando uma reflexão direcionada ao trabalho pedagógico com a Língua Escrita.
Lançamento do livro "A descoberta da língua escrita" Professor Élie Bajard
Publicado em 04/04/2013
No dia seis de março de dois mil e treze aconteceu o lançamento do livro "A descoberta da língua escrita". Um livro escrito por Élie Bajard, doutor em Linguística, trabalhou na formação de professores na França e na Argélia. No Brasil, na qualidade de adido linguístico da Embaixada da França, foi consultor no Ministério da Educação (MEC) de 1990 a 1994. Nesse período, desenvolveu o Projeto Pró-Leitura, implantado em doze Estados, que visa a formação de professores na área da aprendizagem da escrita, fundamentada na prática do livro. Trabalhou no Marrocos na formação de professores em áreas rurais. Professor convidado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), realizou pesquisas em bibliotecas escolares interativas. Foi consultor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Hoje atua em ONGs dedicadas a descoberta do livro de literatura infantojuvenil por crianças oriundas de famílias excluídas da cultura escrita e em instituições voltadas para a aprendizagem da escrita pela comunidade surda. É autor dos livros Le jeu dramatique (CRDP); Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem; Da escuta de textos a leitura; Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito, publicados pela Cortez Editora.
Histórico Profissional do Educador Élie Marie Eustache Bajard
- Titulação:
- Graduado em Letras – França
- Doutor em Linguística – França
- Área de Atuação:
- Linguística, Letras e Artes, Semiótica
- Atuação Profissional:
- Académie d’Aix Marseille – França
- Universidade de Nancy – França
- Universidade de São Paulo – USP
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
- Ministério da Educação – MEC
- Academia do Norte do Marrocos
- Linhas de Pesquisa:
- A abordagem visual da Língua Escrita
- Linguística, Letras e Artes
- Método e Técnicas de Ensino
- A compreensão da Língua Escrita
- Idiomas:
- Francês, Português e Espanhol
- Livros Publicados:
- Da escrita de textos à leitura – Editora Cortez
- Caminhos da Escrita, Espaços de Aprendizagem – Editora Cortez
- Ler e Dizer. Compreensão e comunicação ao texto escrito – Editora Cortez
- Produções Gerais:
- Artigos, produções artísticas e culturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário