12 abril 2013

Primeiro encontro da "Escola de Gestores" uma Parceria entre SME e UNESP

7b0fce1fbaeb78f75d6f03bd23471f47_large
Quem Embala a Escola?
Quem Embala a Escola é o nome de um texto escrito por Lourdes Marcelino Machado. É a partir deste texto que o programa discute a questão: quem é o principal responsável em embalar a escola, no sentido de fazê-la funcionar, como deve ser, com o objetivo de formar cidadãos críticos? O programa ouviu a autora do texto, Lourdes Marcelino Machado, da UNESP, Pedro Ganzeli, da Unicamp e Vitor Paro, da USP.
Arquivo utilizado:
Músicas utilizadas:
Cotidiano - Chico Buarque
Roda viva - Chico Buarque
Reflexão:
O que as músicas acima dizem a respeito da nossa escola?
Hoje a "roda viva" representa o que?
Quais são as duas atividades principais da gestão escolar?
Quais são as condições para que a qualidade da escola se efetive?
Quem determina os fins da educação?
"Para um líder, subir em um palco e ser aplaudido não é tão gratificante quanto estar na plateia, aplaudindo as pessoas que ele desenvolveu para estarem lá!
Alfredo Martini Júnior
As novas atribuições da escola e a administração
Segundo o educador português Antonio Nóvoa, a escola pública transborda de novas atribuições – sociais e educativas – que eram antes atribuídas a outras instituições como, por exemplo, a família. Como a gestão dessa nova escola lida com essa situação? A professora Lourdes Marcelino Machado, da UNESP, diz que a escola não pode perder de foco seu principal compromisso, que é o conhecimento. Por isso a importância do papel da equipe dirigente em manter a administração escolar focada neste fim.
Fotos do encontro:
Clique com o botão direito em "abrir link em uma nova guia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário