Image Map

22 junho 2013

Conferência Intermunicipal de Educação

Foi realizada nos dias 19 e 20 de junho de 2013, no Ginásio de Esportes da Instituição Toledo de Ensino, em Bauru, a Conferência Intermunicipal de Educação, com o tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração" e seus sete Eixos Temáticos. Estiveram presentes representantes de 90 municípios da região, pertencentes aos polos administrativos de Marília e Bauru.
O município de Marília esteve representado pelos delegados eleitos na Conferência Municipal de Educação, realizada no dia 24 de maio.
O evento teve caráter deliberativo, debateu um documento-base que contém as diretrizes do Plano Nacional de Educação, que permitiu a elaboração de um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino. 
A etapa intermunicipal escolheu 100 delegados, representantes dos diversos segmentos da sociedade que deverão representar a região durante a Fase Estadual da CONAE. 
A Conferência Estadual de Educação acontecerá no mês de setembro em São Paulo e o município de Marília estará representado com delegados.
De acordo com o Ministério da Educação, esse movimento é importante visto que as ações desenvolvidas durante as Conferências Regionais e Estaduais culminarão na realização da Conferência Nacional de Educação, que é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar da melhoria da qualidade da Educação em nível nacional. A realização da Conferência Nacional de Educação está prevista para o mês de fevereiro de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário