Image Map

05 junho 2013

Reunião da UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação

A Secretária Municipal da Educação, Profª Drª Fabiana Rodrigues Cruvinel, participou nesta terça-feira, 04, na capital paulista, de uma reunião realizada pela UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação.
A UNDIME é uma entidade nacional que congrega os dirigentes municipais de educação. Tem sob sua responsabilidade a gestão de um dos setores mais importantes da promoção à cidadania. Sua atuação está voltada aos municípios, à comunidade, transformando as ações locais em articulação para questões de cunho nacional e desempenha papel importante nos processos de educação. É referência quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público, em todas as suas dimensões.
O encontro, prescrito no calendário de reuniões de 2013, convocou a diretoria executiva e representantes regionais de Educação para a programação da agenda de eventos, deliberação sobre parcerias, orientações para formação de convênios além de informes administrativos e gerais. 
O destaque principal da reunião foi o alerta da presidente da UNDIME-SP, Profª Priscila Bonini, sobre a relevância dos secretários municipais de educação concluírem o PAR - Plano de Ação Articulada do seu município elencando as necessidades educacionais de cada localidade com o objetivo de obtenção de recursos financeiros do governo federal. A presidente citou que de acordo com os dados do MEC 238 municípios do estado de São Paulo ainda estão na fase inicial de elaboração de seu PAR, o que é um dado preocupante tendo em vista que estes municípios enquanto não concluem não recebem repasses de recursos federais. Como afirmou a presidente da UNDIME-SP, diferente de outras áreas, os prefeitos só conseguem recursos para a educação quando vão à Brasília se o município elencar as necessidades em seu PAR-Plano de Ações Articuladas da Educação.
A meta do Ministério da Educação é de que até 30 de junho os municípios finalizem seu plano com a atualização dos dados referentes a 2013. Em Marília, a Secretária Municipal da Educação ressaltou que o município já concluiu a elaboração do plano e está finalizando a atualização dos dados. Entre os municípios que pertencem ao pólo Marília, apenas dois estão também nesta última fase, outros quatro estão na fase de análise e nove estão na fase inicial. De acordo com a Secretária Fabiana, Marília, como pólo regional da UNDIME, coloca à disposição dos municípios da região a assessoria técnica para orientação da elaboração do plano e manuseio do sistema on-line de preenchimento. Os municípios interessados podem procurar as técnicas Profª Renata Guedes ou Supervisora Márcia Neves na Secretaria Municipal da Educação para esta ação. 
Outros assuntos relevantes foram à solicitação para que os municípios realizem suas conferências municipais e participem das interestaduais, missão também já cumprida em Marília no último dia 24 e a solicitação dos secretários municipais da Educação de Guarulhos, Marília, Embu das Artes para que a UNDIME solicite ao MEC o pagamento de bolsas a todos os professores participantes do Programa Pacto pela Alfabetização Na Idade Certa e não só apenas aos que estavam lecionando em 2012, pedido este endossado por todos os secretários presentes na reunião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário