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04 junho 2013

Reunião com diretores e professores coordenadores de EMEF e EMEFEI

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Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.
Por ser uma forma diferente de representação numérica, a fração irá possui uma nomenclatura específica e poderá ser escrita em forma de porcentagem, números decimais (números com vírgula) e números mistos.
Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto do bolo representaria? Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Matemática: frações e números racionais. Ilustração: Stefan
(...) como nos diz Paulo Freire
“... transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador”.
Assim, estar-se-á contribuindo de alguma forma para uma educação de qualidade, onde realmente ocorra um processo de ensino-aprendizagem e para a desmistificação que ocorre sempre que se fala sobre a matemática.
Fotos do encontro:
Arquivo utilizado:
Clique na imagem abaixo para jogar:
Com este jogo, seus alunos vão refletir sobre os diferentes conceitos de fração.

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