Pauta:
Vídeos Utilizados:
O saber e o sabor (parte 1)
Retrata o passeio pela memória de muitos professores, que se deliciavam com suas lembranças envolvidas no sabor do saber. Discute o papel do professor, do aluno, da escola, através das lembranças vividas em diferentes tempos e realidades, com diferentes sabores e saberes.
O saber e o sabor (parte 2)
"Construir conhecimento não é como ir ao cinema"
Na concepção da educadora, pode-se, no máximo, estudar individualmente, mas só se cria saber em grupo. Os atores necessários a essa construção são o grupo, o educador e o educando:
"A liberdade com autoria e autonomia se dá no grupo. Essa trama delicada de organizar a liberdade só acontece se existe alguém que sabe mais. O dilema de buscar uma educação democrática é organizar o direito e a autoridade de cada um. Fugir desse dilema centralizando o poder num só pólo, seja o do educador ou o do educando, é reproduzir a relação autoritária. Mostra uma visão espontaneísta, familiar, e familiar desviada, porque até em casa alguém diz para a criança a hora de dormir". Madalena Freire
O saber e o sabor (parte 3)
"Educar não é ensinar as respostas. Educar é ensinar a pensar". Rubem Alves
Fotos do encontro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário