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07 junho 2013

SME realiza parceria com a UNESP Marília

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A Universidade Carlos III de Madri foi fundada em 1989. É uma das seis universidades públicas da Comunidade de Madri, na Espanha. Possui três campi: em Getafe, em Leganés e em Colmenarejo. Possui 18.419 alunos.
Segundo o jornal espanhol El Mundo, é a sexta melhor universidade espanhola, e possui o melhor curso de graduação em administração de empresas da Espanha.
Seu nome homenageia o monarca espanhol do século XVIII que se distinguiu pelo apoio ao desenvolvimento das artes e das ciências na cidade de Madri.
Em 2009, a universidade recebeu a qualificação de "campus de excelência internacional" pelos ministérios da educação e da ciência da Espanha.
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Projeto Bibliotecas Escolares e Tecnologia: Espaço para a formação do novo leitor
A Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UNESP e a Universidade Carlos III da Espanha estarão implantando o projeto piloto em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Marília: EMEF(s) Reny Pereira Cordeiro e Olímpio Cruz.
O objetivo é construir uma nova biblioteca que servirá de modelo para a implementação em toda a Rede Municipal, nos próximos quatro anos.
“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”.
(Jorge Luis Borges)
Fotos
Bibliotecas modernas – escolares ou não – não têm por que serem vetustas e severas, como são, na imaginação, as grandes bibliotecas da história. Nem precisam ser locais onde são proibidas ou desaconselhadas as atividades formativas mais soltas e descomprometidas. Mas não será competindo com a superficialidade e investindo na formação ligeira que se formarão mais leitores. 
A biblioteca escolar, considerada dessa maneira, incorpora sem nenhum problema as novas tecnologias – que implicam maior disponibilidade de textos e maneiras mais ágeis de encontrar a informação. 
A eficiência da biblioteca escolar depende não da forma de oferta de texto, mas do quanto a comunidade escolar aprofunda o projeto de formação e o transforma em ações e espaços que o tornem viável, do quanto prevê ações de estudo e de partilha de conhecimento e de experiências intelectuais e existenciais a partir da atividade orgânica de estudar, de ler e de procurar organizar informação para pensar e intervir no mundo.
A biblioteca deve e pode continuar a ser lugar privilegiado de uma educação formativa. Luiz Percival Leme Britto

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