Image Map

31 agosto 2013

Presidente e Governador do Rotary Marília visitam EMEF e conhecem Projeto de Leitura

A EMEF Profª “Edméa Braz Rojo Sola”, recebeu nesta última 4ª feira, 28/08, as visitas do Presidente do Rotary Club de Marília Tradição, Dr. Fábio Abril Nogueira, do Governador do distrito Rotaryano Sr. Ricardo de Maio Bernejo, demais integrantes do Club e das representantes da Secretaria da Educação, a Diretora de Gestão Administrativa Profª Maria de Fátima Fernandes Leiva Gatti e da Supervisora Márcia Regina das Neves Ferreira Vinholo. A visita teve por objetivo a apreciação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 1º ao 5º através do Projeto “Baú dos sonhos: uma viagem ao imaginário dos livros infantis”, iniciado a partir da doação de livros de literatura infantil pelo próprio Rotary, em 2012. Esta ação desencadeou um maior interesse e envolvimento dos alunos pela leitura e a equipe escolar aproveitou a oportunidade para elaborar um Projeto que favorecesse não só a leitura, mas que a expandisse à comunidade local, por meio de atividades lúdicas e de convívio social: teatro na praça, contação de história, uso de fantoches, confecção de personagens e dramatização etc. 
O Projeto “Baú dos sonhos: uma viagem ao imaginário dos livros infantis”, desenvolvido no ano de 2012, foi muito interessante e rendeu muitos frutos. Hoje, a atividade permanece entre os educadores tomando outros direcionamentos, porém sempre com o objetivo de divulgar a leitura entre a comunidade escolar, de forma prazerosa e significativa. 
O investimento em livros de qualidade continua sendo uma ação importante para a melhoria das condições da Educação Básica em nosso município, e a partir de iniciativas desta natureza é que o aprendizado se torna possível.
Arquivo utilizado:
Fotos:

30 agosto 2013

Quarto encontro da "Escola de Gestores": uma parceria com a UNESP

Vídeo utilizado:
Relações Interpessoais - Análise do filme "For the birds"
“Analisar as semelhanças do relacionamento dos pássaros com o relacionamento interpessoal na empresa/ em casa/ na escola/ etc”.
Qual dos pássaros tinha razão, o grande ou os pequenos?
Quais foram os erros cometidos?
O que deveriam ter feito?
Qual a lição que tiramos?
Algumas conclusões:
  • Os pequenos eram “acomodados”, o fio elétrico nunca se mexia.
  • Brigavam internamente pelo espaço, eram “individualistas”.
  • Quando apareceu um pássaro diferente eles se juntaram para tirar sarro e tentar excluí-lo.
  • O diferente quis ser amistoso e cumprimentou os demais.
  • O diferente não respeitou o espaço dos demais, simplesmente invadiu o fio e forçou uma mudança.
  • Não podemos invadir o espaço dos outros (respeito).
  • Quando o diferente escorregou, acabaram de derrubá-lo por maldade.
  • Quando perceberam que iam sofrer com suas atitudes, já era tarde.
  • O diferente se igualou aos demais quando riu do acidente.
  • Os pequenos acabaram precisando do diferente para encobrir seus erros e vergonhas. Fonte
Arquivo utilizado:
Fotos: 

Alunos das EMEFs participarão do 2º Festival da Cultura do Colégio Cristo Rei

Nos dias 5, 6 e 7 de setembro o Colégio Cristo Rei estará promovendo o "Segundo Festival da Cultura". Através deste evento crianças, adolescentes, jovens e adultos têm contato com as artes, costumes populares e conhecimento. Neste Festival algumas atividades são exclusivas aos alunos do Colégio Cristo Rei e outras são abertas ao público em geral.
A Secretaria Municipal da Educação estará prestigiando o evento, possibilitando a participação de 200 alunos matriculados nos quartos anos das 18 EMEFs da nossa cidade.
Dia 05 de setembro - quinta-feira
Atividade aberta ao público
Dia 06 de setembro - sexta-feira
Atividade aberta ao público
9h - Apresentação teatral do Grupo de Artes Cênicas do Cristo Rei
10h – Contação de histórias
11h – Ginástica Artística 
13h30 – Contação de histórias
14h – Apresentação teatral da ELAM: Peça Forrobodó com a Nega
15h – Apresentação Circense com Circo Show Pilin & Pilina
16h – Apresentação do Coral do Colégio Cristo Rei
17h – Festival de Música: Music.All/ Tons & Semitons
18h – Apresentação do Grupo de Sapateado Batuke do Pé
18h – Apresentação de balé do Cristo Rei
19h30 – Apresentação de Capoeira (Grupo Marília Brasil)
Dia 07 de setembro - sábado
Atividade aberta ao público
* Brinquedos infláveis durante todo o dia
9h – Entrega de livros produzidos por alunos do Minimaternal do Colégio Cristo Rei
9h30 - Entrega de livros produzidos por alunos do Maternal do Colégio Cristo Rei
10h00 – Dança indígena da Aldeia Ekeruá
10h30 - Entrega de livros produzidos por alunos do Jardim I do Colégio Cristo Rei
11h00 - Entrega de livros produzidos por alunos do Jardim II do Colégio Cristo Rei
11h00 – Apresentação do Taikô Okinawa
11h30 - Entrega de livros produzidos por alunos do 1º ano do Colégio Cristo Rei
11h30 – Contação de histórias
13h00 - Entrega de livros produzidos por alunos do 2º ano do Colégio Cristo Rei
13h30 - Entrega de livros produzidos por alunos do 3º ano do Colégio Cristo Rei
14h00 - Dança indígena da Aldeia Ekeruá
14h30 - Entrega de livros produzidos por alunos do 4º ano do Colégio Cristo Rei
15h00 - Entrega de livros produzidos por alunos do 5º ano do Colégio Cristo Rei
15h30 – Apresentação Art Dança
16h00 – Apresentações de Dança – Balé/Dança do Ventre/Jazz
18h00 – Apresentação da Orquestra Coral Del Chiaro Fonte

29 agosto 2013

Inscrições Abertas para a 7ª Edição do Prêmio Professores do Brasil

Prezado Gestor Municipal / Estadual, Diretor de Escola e Professor,
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica.
As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil poderão ser realizadas via Internet, no período de 26 de agosto a 30 de outubro de 2013, por meio do site: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br .
Consulte o site da 7ª Edição do Prêmio Professores do Brasil e obtenha mais informações. 
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
Na edição de 2012 tivemos uma professora da rede municipal de Marília vencedora na categoria anos iniciais do ensino fundamental: Professora Claudia Mariano da Silva Alvares - Marília (SP) com o Projeto: "Pequeno cidadão, grande transformação" da EMEF Prof. Antonio Ribeiro.
PROJETO foi bem aceito entre as crianças, que antes tinham dúvidas de como funcionavam as eleições Fonte

28 agosto 2013

Secretária da Educação visita Rotary Club Marília Tradição com o objetivo de estabelecer parceria.

Os sócios do Rotary Club de Marília Tradição, do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do estado de São Paulo, comemoraram no dia 04 de abril, três anos de fundação do clube mais novo da cidade de Marília, que conta num total de sete clubes rotários.
Dentre as atividades mais destacadas que o clube vem desenvolvendo na comunidade de Marília estão: o trabalho na horta comunitária na Zona Norte, campanha da Pólio Plus, Jovens Crescendo com Cidadania juntamente com a Polícia Militar, a fundação do Rotaract Club de Marília Tradição no Servir, dentre outras ações. 

“Graças a experiência de alguns companheiros que estão no Rotary há algum tempo, nosso clube tem se desenvolvido numa velocidade segura para trabalhar com eficiência”, avaliou o presidente do Rotary Club de Marília Tradição. Fonte

O contato com a Secretaria Municipal da Educação foi realizado no início deste mês pelo sócio Edson Alves Domingues e o encontro ocorreu no dia 21/08/13 nas dependências do Hotel Sun Valley em dia de reunião ordinária dos membros do Clube.
Nesse primeiro encontro, foi possível conhecer um pouco do trabalho da entidade, especialmente o balanço do último evento ocorrido no dia 18/08/13 em parceria com o Supermercado Tauste "3ª edição da Bacalhoada".
A renda está sendo totalmente revertida para 16 entidades assistenciais de Marília: Fundação Rotária, Associação Amor Exigente, ACC, Restaurante Infantil, ASTI, CACAM, Projeto Vida Nova, Gacch, Comunidade Espirita Eurípedes Barsanulfo, Casa do Caminho, Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, Centro Espírita Luz e Verdade de Marília, Lar São Vicente de Paula, Amor de Mãe, AMEI e Mansão Ismael. Fonte
A Secretária da Educação Prof. Dra Fabiana Rodrigues Cruvinel apresentou ao grupo uma proposta de parceria com a Secretaria Municipal da Educação que trará grandes benefícios aos mais de 19 mil alunos das 51 escolas de educação infantil e ensino fundamental. O projeto está em estudo e esperamos em breve poder confirmar esta parceria.
Fotos:

Projeto: “ Há Matemática em toda parte” - EMEI Primavera

Első matek órán - First math lesson
Às vezes a matemática pode parecer uma coisa muito longe de nossa "vida real". Não é bem assim: a matemática é uma valiosa ferramenta para resolver problemas. Por meio dela, podemos não só encontrar uma solução como, pela sua lógica e precisão, estabelecer uma maneira de resolver problemas semelhantes.
Canal Kids
Cálculos matemáticos estão na base de tantas e tantas coisas que fazem parte do nosso cotidiano que é impossível relacionar tudo. Basta dizer que sem eles você nem teria esse computador diante dos olhos.
Fotos:

24 agosto 2013

Quinto encontro do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa



Objetivos da unidade 4:
  • Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando as aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
  • Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
  • Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula;
  • Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
Atividades desenvolvidas:


Livros utilizados:



Mais Fotos:

Projeto Educação Ambiental e suas variáveis - Lions Clube de Marília.

No Brasil a Lei 9795 de 27 de abril de 1999 dispõe sobre a Educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
A referida Lei determina que a Educação Ambiental é componente essencial e permanente da educação nacional, devendo ocorrer em todos os níveis e modalidades do processo educativo.
O Lions Clube de Marília promove inúmeros projetos, entre eles, aqueles que visam desenvolver atitudes e habilidades voltadas a preservação do meio ambiente e a construção de conhecimentos que valorizem a qualidade de vida e a sustentabilidade.
A Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Lions Clube de Marília promoverá o "Projeto Educação Ambiental e suas variáveis". As atividades previstas terão início nos próximos dias envolvendo as EMEFs através do trabalho que será encabeçado pelo "Grêmio Estudantil" de cada escola.

22 agosto 2013

Secretária da Educação visita Instituto Paulo Freire em São Paulo

Localizado nas dependências do Instituto, o Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) se dedica a preservar e divulgar a memória e o legado de Paulo Freire. Possui caráter público e de livre acesso, onde é possível ter contato com textos, imagens, áudios e vídeos relacionados ao educador e também com alguns de seus objetos pessoais.
O Centro de Referência é um desdobramento da Biblioteca Paulo Freire, organizada pelo IPF desde 1997, após os filhos de Paulo Freire doarem ao Instituto cerca de sete mil volumes, entre livros, revistas e documentos que pertenciam ao educador. Paulo Freire manifestou por diversas vezes o desejo de trazer sua biblioteca para o IPF e torná-la acessível a pessoas e instituições, brasileiras e do exterior.
O Centro de Referência, fisicamente, está estruturado em dois acervos: Acervo Paulo Freire e Acervo Instituto Paulo Freire e, virtualmente, vem, aos poucos, buscando disponibilizar as mesmas informações para aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado do educador.
Acervo Paulo Freire
É organizado em duas grandes áreas: as bibliotecas pessoais de Paulo Freire e as produções do próprio educador (obra).
A primeira área – as bibliotecas pessoais – foi constituída por Paulo Freire ao longo de 50 anos, revelando muito sobre a influência teórica que orientou sua produção intelectual. Esta área está dividida em duas bibliotecas: a construída antes do exílio e a que ele começou a estruturar depois de sair do país, pois não pôde levar seus livros. A primeira biblioteca é composta de cerca de mil volumes resgatados após seu retorno ao Brasil. A quantidade de livros era bem maior quando ele deixou na casa de parentes, mas devido a algumas enchentes em Recife no período que ele esteve fora, só conseguiu recuperar uma parte do que havia deixado. A segunda biblioteca contém em torno de quatro mil livros que Paulo Freire foi adquirindo pelas andanças em diversas partes do mundo.
A segunda área (obra) agrega os materiais produzidos pelo educador e em parceria com outros autores. Reúne artigos, áudios, cartas, fotos, livros, palestras, entrevistas, manuscritos, poesias, vídeos, correspondências produzidas por Paulo Freire. Destacam-se também as revistas em que publicou artigos, livros que prefaciou, despachos emitidos em sua gestão como secretário de Educação do município de São Paulo. Fonte


Os objetivos do CRPF, entre outros, são:
  • Divulgar a obra e o legado de Paulo Freire.
  • Concretizar-se como um espaço aberto, físico e virtual, para os movimentos, redes, campanhas, universidades, sindicatos e outras instituições e grupos de pessoas como local de encontro, compartilhamento e produção de saberes, reflexões, estudos e pesquisas.
  • Prover serviços de informação adequados a grupos de interesse, associações e instituições locais, regionais e internacionais.
  • Desenvolver uma rede internacional de documentação e informação freiriana constituída pelos centros de documentação dos países que divulgam e promovem o legado de Paulo Freire.
Fotos:
Prezadas Fabiana e Rose,
Mais uma vez agradecemos a visita de vocês. Foi um prazer conhecê-las e constatar que a Secretaria de Educação de Marília está sob a coordenação de educadoras tão bem preparadas e com tanto compromisso com a educação. Foi um encontro muito agradável, compartilhando concepções, percepções e desafios comuns no campo da EJA, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental . É muito bom encontrar "nossos pares". A gente se fortalece e fortalece a luta por uma educação emancipadora. 
Um abraço e, mais uma vez, obrigada pela confiança no trabalho do IPF.
Angela, Padilha e Sheila

21 agosto 2013

Lançamento do Projeto “Educação Digital”

Tauste doa “kits Multimídia” para a Rede Municipal de Educação
O Tauste Ação Social realizou nesta manhã, 20, a doação de 30 kits Multimídia para as Escolas Municipais.
O Projeto, denominado “Educação Digital – Projetando um futuro melhor para nossas crianças”, visa fornecer uma importante ferramenta aos professores da Rede Municipal de Ensino e estimular ainda mais o interesse de aprendizado dos alunos do Ensino Infantil e Fundamental e consequentemente evitar uma futura e indesejável evasão escolar. O material é de última geração e apresenta 01 Projetor de alta resolução, computador, teclado, mouse, sistema de som e filtro de linha, tudo em suporte móvel, o que facilita a sua utilização em diferentes ambientes, diz o Coordenador do Programa Tauste Ação Social, Guilherme Rodrigues Cunha.
Há 22 anos na cidade, o Tauste sempre teve um forte compromisso com as questões sociais e sempre contribuiu, de forma contundente, com as atividades educacionais do município. Para a Secretária Profª Drª Fabiana Rodrigues Cruvinel, a Educação Municipal se constitui em referência de qualidade e excelência no ensino e este material vem enriquecer o processo de Educação Digital desenvolvido nas escolas, representando uma importante fonte de estímulo aos professores e alunos.
O evento contou com a participação de alunos, diretores e autoridades do município. A EMEF Prof. Célio Corradi apresentou um número musical com alunos do 3º ano e a Presidente do Grêmio Estudantil da EMEF Profª Edméa Braz Rojo Sola, Stefany Carsi de Oliveira, discursou sobre a importância da Educação Digital nas escolas e relatou que foi eleita por voto eletrônico.
Todas as EMEFs receberam o Kit (19) e foram sorteados mais 10 kits: 01 para os Berçários e 09 para as EMEIs, totalizando 30.
As escolas sorteadas foram:
- Berçário Nossa Senhora da Glória
- EMEI Amor Perfeito (Distrito de Lácio)
- EMEI Ciranda Cirandinha
- EMEI Criança Feliz
- EMEI Dr. Fernando Mauro
- EMEI Leda AP. Martins Casadei
- EMEI Monteiro Lobato
- EMEI Pingo de Gente
- EMEI Príncipe Mikasa
- EMEI Raio de Sol

20 agosto 2013

Tauste Ação Social e Secretaria Municipal da Educação

O Tauste mantém um programa permanente chamado Tauste Ação Social. O objetivo deste programa é apoiar a comunidade em projetos sociais através de parcerias com entidades beneficentes e clubes de serviços.
O apoio a educação é uma forte marca do programa Tauste Ação Social, que acredita que esta é a maneira mais simples de contribuir para o futuro do país. Com educação, as crianças aprendem a ser cidadãs, companheiras, aprendem a dar valor às coisas certas, não partem para criminalidade e idealizam sonho em profissões que se identificam com seus potenciais pessoais.
O Tauste Ação Social já realizou diversas ações, entre elas:
- Doação da estrutura metálica e cobertura do espaço multi uso da APAE de Bauru.
- Doação de material para infra estrutura das EMEIs.
- Realização do Arraiá Solidário.
- Parceria com o Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe para idosos.
- Parceria com o Ministério da Saúde para vacinação infantil.
- Parceria com Mc Donalds no Mc Dia Feliz.
- Campanha de combate a dengue e doação de sangue.
O Tauste Ação Social acredita que fazer toda a diferença é ter o coração e olhos voltados para os mais necessitados. Seu lema é: "Da comunidade, para a comunidade, com a comunidade".
Acreditamos que juntos podemos mudar uma história.
Nesta terça-feira, 20 de agosto, representantes da Secretaria Municipal da Educação, das Escolas Municipais, do Poder Executivo e Legislativo da nossa cidade, participaram do evento promovido pelo Tauste para doação de Kits multimídias para EMEFs, EMEFEIs, EMEIs e Berçários.

18 agosto 2013

Palestra: Qualidade de Vida, Motivação e Responsabilidade Social

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma Palestra na semana de 12 a 16 de agosto de 2013, com o Consultor e Palestrante Roberto Tostes Toledo, cujo tema foi: Qualidade de Vida, Motivação e Responsabilidade Social.
Há oito anos ministra palestras com muito sucesso, sempre com seu bom humor, carisma, alegria e profundo conhecimento no ser humano, despertando em todos que o assistem o entusiasmo para vencer barreiras e alcançar suas metas. 
Já passou por centenas de empresas treinando milhares de colaboradores, recebe sempre méritos por ser um palestrante que fala a linguagem do colaborador.
Roberto Tostes Toledo é capaz de transformar o ambiente à sua volta, de lutar contra fatores adversos e seguir adiante. É ousado e não tem medo de desafios.Visualiza oportunidades onde outros veem apenas obstáculos.
Roberto Tostes Toledo
QUALIDADE NA VIDA E O TRABALHO

A Qualidade de Vida e o Trabalho andam juntos e é muito importante no contexto organizacional de uma empresa, pois, através dela é possível ter o comprometimento dos colaboradores para a execução das tarefas e, consequentemente, atingir os objetivos desejados pela organização. 

A importância do trabalho na vida do homem, bem como, as transformações ocorridas resultantes da globalização mundial, que tem forçado as organizações a buscarem novos conhecimentos e tecnologias para competirem num mercado que a cada dia se torna mais exigente. 

De nada adianta pensar em concorrência de mercado se as empresas não se preocupam com os seus colaboradores internos, uma vez que, concorrência requer produtividade com qualidade e, para isso, é imprescindível empregar recursos voltados para benefício dos colaboradores. As empresas precisam identificar quais os fatores que motivam os seus colaboradores para desempenharem as suas tarefas e quais as necessidades e desejos de cada um, pois conhecer o que motiva os trabalhadores é fundamental para o sucesso da organização. 

Hoje desenvolvemos condições que motivem os colaboradores, propiciando um ambiente adequado para a execução das tarefas, facilitando o desenvolvimento pessoal e promovendo a interação entre as partes, promover uma organização mais humanizada, gerando resultados positivos para os envolvidos.
A qualidade de vida na empresa proporciona um bem estar físico e mental aos colaboradores, diminuindo as doenças de trabalho, estimulando hábitos mais saudáveis e acima de tudo deixando motivada a equipe de trabalho.
De forma ética e profissional os participantes receberam a medida exata de sucesso e constatar que o equilíbrio é a melhor receita para alcançar a alta performance profissional e social.
"Desde pequeno aprendi com o meu pai Nilson de Queiroz Toledo, Engenheiro e Gestor em Qualidade e Implantação de ISO pela Petrobras e minha mãe Maria Olivia Tostes Toledo, do lar, que a “Família é o alicerce do Planeta” , então, nunca concluo minha palestra sem que a pessoa entenda que para sermos diferenciados, motivados e conquistar o sucesso precisamos valorizar cada segundo com as pessoas que mais amamos".
Consultor e Palestrante

Fotos:

Equipe Técnica-Pedagógica de EMEI realiza primeira reunião do segundo semestre com as coordenadoras das EMEIS, BERÇÁRIOS, EMEFEIS e ENTIDADES.

    
A Equipe Técnica Pedagógica da EMEI continua promovendo neste 2º Semestre encontros onde estão sendo realizados estudos mais aprofundados sobre temas que regem a Educação Infantil, especialmente no que concerne às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e também estudos sobre a Teoria Histórica- Cultural.
Todos estes momentos de estudo vêm ao encontro com a proposta da Secretaria Municipal da Educação de Marília de possibilitar às crianças o Desenvolvimento Pleno na Infância como tempo de apropriação das qualidades especificamente humanas e a importância do papel do educador como observador, mediador e intelectual que necessita conhecer as regularidades do desenvolvimento infantil para realizar uma Avaliação de caráter humanizador!. A Equipe Técnica destacou os aspectos relevantes como a importância de se promover uma Cultura de Avaliação Propositiva na Educação Infantil e suas implicações no processo de Desenvolvimento da criança.

15 agosto 2013

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

No dia 15 de agosto de 2013 nas dependências da Secretaria Municipal da Educação realizou-se o encontro entre os gestores das unidades escolares Municipais, a Secretaria Municipal da Saúde, UNESP e Secretaria Municipal da Educação para discutirem a implementação do Programa Saúde na Escola no Município de Marília.
A Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde conta com a parceria da Professora e Pesquisadora Drª Sandra Regina Gimeniz Paschoal da UNESP Marília —SP e seu grupo de pesquisa : “Prevenção de Acidentes”, para agregar ainda mais propriedade ao Programa Saúde na Escola.
O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.
O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.
A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola.
As Unidades Escolares e as Unidades Básicas de Saúde selecionadas para desenvolverem o Programa foram:
  • EMEI Creche Primavera – USF Parque das Nações;
  • Berçário Favo de Mel - USF Vila Nova / UBS Castelo Branco;
  • EMEF Paulo Freire - USF Parque dos Ipês / UBS Planalto;
  • EMEF Isaltino de Campos – USF Parque das Nações;

Saiba mais:


Fotos:

Formatura 2013 – 1º Encontro

A Secretária Municipal da Educação, Profª Fabiana Rodrigues Cruvinel, se reuniu ontem, 13, com as diretoras das EMEIs para dar início aos preparativos da Formatura dos alunos do Infantil II do ano de 2013.
A Formatura, este ano, trará uma novidade: será realizada no Ginásio de Esportes da Secretaria Municipal da Educação “Profª Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti”, com o objetivo de garantir mais conforto e segurança aos alunos e familiares.
“O Ginásio está concluído e oferece toda a infra estrutura necessária para a realização dos ensaios e da festa. Os alunos não serão expostos ao sol, terão lugar confortável para lanchar, não corremos o risco de ter que adiar a solenidade em caso de chuva, visto que o local é coberto” ressalta a Secretária.
Esta nova proposta atende as reivindicações da comunidade, diretoras e professoras.
A organização das apresentações será realizada por uma comissão composta por uma professora de cada unidade escolar.
A Secretaria Municipal da Educação ficará responsável por toda a estrutura que envolve o evento e dará o suporte técnico às escolas.
Foram discutidos ainda o tema da festa, projeto pedagógico, cronograma de ensaios e transporte dos alunos.
Fotos:

13 agosto 2013

Palestra: "A Importância dos Limites na Educação dos Filhos"

A EMEI Príncipe Mikasa promoveu na última sexta-feira, dia 09/08, uma Palestra às famílias com o tema: "A Importância dos Limites na Educação dos Filhos", ministrada pela Psicóloga Tânia Paula da Secretaria Municipal da Educação.
Participaram cerca de 450 pessoas, que acompanharam atentamente da Palestra.
Com o intuito de orientar os pais, a Psicóloga Tânia abordou os tipos de limites e a postura correta que os pais devem ter na educação de seus filhos, para que se tornem adultos responsáveis e felizes.
A Palestra correspondeu as nossas expectativas e a presença maciça dos pais demonstrou a preocupação e o interesse dos mesmos com a educação de seus filhos.
Após a Palestra, os pais participaram de um delicioso piquenique juntos aos filhos que lhes homenagearam com um mimo. Foi um dia maravilhoso, onde mais uma vez a nossa comunidade nos honrou com sua presença. EMEI Principe Mikasa

Correção do SAREM 2013

Mas, qual a relação entre eficácia e avaliação ?
Monica Thurler afirma que a avaliação, mais especificamente a auto-avaliação, está na base da busca pela eficácia escolar. 
Isto porque a avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a escola, e não medir resultados. Isto é, deve servir para alcançar algo que, no caso, é o aprimoramento da escola e das ações que nela têm lugar. 
A proposta de auto-avaliação, por sua vez, tem como pressuposto a crença na capacidade da escola de resolver seus próprios problemas.
Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à escola, considerando, portanto, suas especificidades.
Para que esta autonomia na avaliação seja possível, como nos diz a autora, são necessários quatro tipos de procedimentos:
* o diagnóstico; 
* a coleta de dados; 
* o desenvolvimento de ações coordenadas; e 
* a supervisão.
Destes, no entanto, apenas o primeiro (o mais importante) costuma ser realizado nas escolas. Isto pode ser explicado por vários motivos: 
* porque o próprio conceito de avaliação não está claro, ou seja, não se sabe o que se tem a fazer;
* ou mesmo a finalidade da avaliação não está clara, isto é, para que servirá aquilo;
* ou ainda falta estrutura adequada para a realização da avaliação, como tempo (já que não há como conciliar as atividades avaliativas com as tarefas habituais) e apoio externo (profissional qualificado que auxilie no processo).
Ao conceber esta forma de avaliar e de promover a eficácia das escolas, a autora parte de alguns pressupostos. São eles:
* nenhuma mudança ocorre sem que sejam levadas em conta as particularidades de cada escola e seu contexto;
* os professores não terão interesse na avaliação e nas mudanças propostas se eles não participarem das decisões acerca dos objetivos e dos procedimentos a serem adotados;
* uma escola eficaz se caracteriza pelo fato de que o movimento gerado pela avaliação seja comum para a escola como um todo e haja um conjunto de objetivos compartilhados;
* as chances de os professores modificarem sua postura serão maiores se eles tomarem consciência da situação e refletirem durante o planejamento das ações. Fonte
 Fotos:

Município de Marília recebe microônibus através do PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal


O Município de Marília recebeu no dia 06/08/2013 um Microônibus contendo quatro áreas reservadas para cadeira de rodas. Além deste, o município receberá mais três ônibus, do referido Programa, todos contendo plataforma elevatória veicular, garantindo a qualidade e a acessibilidade no atendimento do transporte dos alunos da rede Municipal e Estadual de Marília.
O Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, foi criado em 2007 com os objetivos de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O Governo Federal, através do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

A aquisição dos veículos são feitas através do PAR – Plano de Ações Articuladas, que são analisadas e liberadas pelo FNDE.
Fotos: