Image Map

22 agosto 2013

Secretária da Educação visita Instituto Paulo Freire em São Paulo

Localizado nas dependências do Instituto, o Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) se dedica a preservar e divulgar a memória e o legado de Paulo Freire. Possui caráter público e de livre acesso, onde é possível ter contato com textos, imagens, áudios e vídeos relacionados ao educador e também com alguns de seus objetos pessoais.
O Centro de Referência é um desdobramento da Biblioteca Paulo Freire, organizada pelo IPF desde 1997, após os filhos de Paulo Freire doarem ao Instituto cerca de sete mil volumes, entre livros, revistas e documentos que pertenciam ao educador. Paulo Freire manifestou por diversas vezes o desejo de trazer sua biblioteca para o IPF e torná-la acessível a pessoas e instituições, brasileiras e do exterior.
O Centro de Referência, fisicamente, está estruturado em dois acervos: Acervo Paulo Freire e Acervo Instituto Paulo Freire e, virtualmente, vem, aos poucos, buscando disponibilizar as mesmas informações para aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado do educador.
Acervo Paulo Freire
É organizado em duas grandes áreas: as bibliotecas pessoais de Paulo Freire e as produções do próprio educador (obra).
A primeira área – as bibliotecas pessoais – foi constituída por Paulo Freire ao longo de 50 anos, revelando muito sobre a influência teórica que orientou sua produção intelectual. Esta área está dividida em duas bibliotecas: a construída antes do exílio e a que ele começou a estruturar depois de sair do país, pois não pôde levar seus livros. A primeira biblioteca é composta de cerca de mil volumes resgatados após seu retorno ao Brasil. A quantidade de livros era bem maior quando ele deixou na casa de parentes, mas devido a algumas enchentes em Recife no período que ele esteve fora, só conseguiu recuperar uma parte do que havia deixado. A segunda biblioteca contém em torno de quatro mil livros que Paulo Freire foi adquirindo pelas andanças em diversas partes do mundo.
A segunda área (obra) agrega os materiais produzidos pelo educador e em parceria com outros autores. Reúne artigos, áudios, cartas, fotos, livros, palestras, entrevistas, manuscritos, poesias, vídeos, correspondências produzidas por Paulo Freire. Destacam-se também as revistas em que publicou artigos, livros que prefaciou, despachos emitidos em sua gestão como secretário de Educação do município de São Paulo. Fonte


Os objetivos do CRPF, entre outros, são:
  • Divulgar a obra e o legado de Paulo Freire.
  • Concretizar-se como um espaço aberto, físico e virtual, para os movimentos, redes, campanhas, universidades, sindicatos e outras instituições e grupos de pessoas como local de encontro, compartilhamento e produção de saberes, reflexões, estudos e pesquisas.
  • Prover serviços de informação adequados a grupos de interesse, associações e instituições locais, regionais e internacionais.
  • Desenvolver uma rede internacional de documentação e informação freiriana constituída pelos centros de documentação dos países que divulgam e promovem o legado de Paulo Freire.
Fotos:
Prezadas Fabiana e Rose,
Mais uma vez agradecemos a visita de vocês. Foi um prazer conhecê-las e constatar que a Secretaria de Educação de Marília está sob a coordenação de educadoras tão bem preparadas e com tanto compromisso com a educação. Foi um encontro muito agradável, compartilhando concepções, percepções e desafios comuns no campo da EJA, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental . É muito bom encontrar "nossos pares". A gente se fortalece e fortalece a luta por uma educação emancipadora. 
Um abraço e, mais uma vez, obrigada pela confiança no trabalho do IPF.
Angela, Padilha e Sheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário