Image Map

01 agosto 2013

Dia da Amamentação: ONU alerta para importância do ato

Segundo dados da ONU, é fundamental que recém-nascidos sejam amamentados já na primeira hora de vida e que sigam sendo alimentandos, apenas, com leite materno até os seis meses de idade. A partir daí, a criança deve receber complementos alimentares apropriados, mas a amamentação ainda é recomendada até, pelo menos, os dois anos. 

Se todos os bebês que nascem, todos os dias, mundo afora recebessem esse cuidado, seria possível evitar a morte de 220 mil crianças, todos os anos. No entanto, menos de 40% dos menores de seis meses são 100% alimentados por leite materno atualmente, de acordo com a OMS. 

OUTROS BENEFÍCIOS 
Estudos recentes revelam ainda que a amamentação não só faz bem à saúde física do bebê, como também contribui para o desenvolvimento intelectual da criança. Pesquisa publicada no periódico Archives of Disease in Childhood revela que crianças amamentadas têm mais chances de subir na vida. Já análise divulgada pelo periódico JAMA Pediatrics aponta que esses bebês se tornam mais inteligentes

Por sua importância, a prática ainda ganhou uma semana só para ela: é a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre 01 e 07/07 e organizada pelaAliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), uma colizão global de pessoas, organizações e redes, dedicada a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno no mundo todo. 

A cada edição, a Semana aborda um tema diferente. Em 2013, o assunto é Apoio às Mães que Amamentam: próximo, contínuo e oportuno!, a fim de auxiliar as mamães a iniciar e manter a amamentação de seus filhos pelo tempo recomendado pela ONU. Fonte
A Secretaria Municipal da Educação realizou parceria com a Secretaria Municipal da Saúde no sentido de ajudar na divulgação da Semana Mundial do Aleitamento Materno que se dará entre os dias 04 a 09 de agosto de 2013. O tema da Semana será “Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno”. Serão realizadas diversas atividades, coordenadas pelo Banco de Leite Humano. No dia 04/08, domingo, no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia” o III Encontro –“Amamentação nos Braços da Mãe Natureza” com participação das equipes de saúde, e a população mariliense que engrandecerá o evento, serão realizadas ainda atividades culturais e educativas organizadas por vários parceiros do BLH e NEPEM.


AMAMENTAÇÃO 
É desnecessário "preparar" o peito com produtos especiais. O que garante uma boa mamada é a pega correta do bebê. Observe se ele está com a boquinha bem aberta, englobando o bico e a auréola do peito. Se ouvir um barulho estranho, pode ser que esteja entrando ar, diz Ana Bazaglia, do grupo de apoio à amamentação Matrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário