Image Map

15 agosto 2013

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

No dia 15 de agosto de 2013 nas dependências da Secretaria Municipal da Educação realizou-se o encontro entre os gestores das unidades escolares Municipais, a Secretaria Municipal da Saúde, UNESP e Secretaria Municipal da Educação para discutirem a implementação do Programa Saúde na Escola no Município de Marília.
A Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde conta com a parceria da Professora e Pesquisadora Drª Sandra Regina Gimeniz Paschoal da UNESP Marília —SP e seu grupo de pesquisa : “Prevenção de Acidentes”, para agregar ainda mais propriedade ao Programa Saúde na Escola.
O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.
O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.
A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola.
As Unidades Escolares e as Unidades Básicas de Saúde selecionadas para desenvolverem o Programa foram:
  • EMEI Creche Primavera – USF Parque das Nações;
  • Berçário Favo de Mel - USF Vila Nova / UBS Castelo Branco;
  • EMEF Paulo Freire - USF Parque dos Ipês / UBS Planalto;
  • EMEF Isaltino de Campos – USF Parque das Nações;

Saiba mais:


Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário