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04 agosto 2013

Programa de qualificação para a equipe de Informática das EMEFs e EMEFEIs

PROPOSTA DE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
“METODOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA”
A Secretaria Municipal de Educação de Marília visualizou a possibilidade de desenvolver um programa de qualificação para a equipe de Informática das EMEFs e EMEFEIs, através de cursos voltados à utilização do computador inserido na metodologia de projetos de trabalho. Solicitando a criação de: 
- Cursos de atualização de docentes e instrutores - para atender a demanda de capacitação em informática para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Ao oferecer condições de utilizar conhecimentos, recursos e instrumentos em suas áreas específicas de atuação, objetiva possibilitar que a prática educativa e de profissionais em geral seja revista e re-significada. Nesse enfoque, espera-se capacitar de forma continuada e objetiva, profissionais para atuarem, tanto no contexto educacional - na utilização dos recursos da Informática, buscando uma aprendizagem significativa - quanto procurando otimizar os processos de integração interpessoal.
Nosso diferencial para educação é que os cursos são compatíveis com a realidade do professor e apresentam uma abordagem focal - os assuntos são centrados na sua prática pedagógica (considerando a sala de aula como um laboratório para o professor).
A seguir, proposta de programa no contexto educacional com os seguintes objetivos:
  1. Proporcionar vivências que identifiquem as necessidades do grupo, mobilizem sentimentos e favoreçam a adoção de atitudes em relação à sua prática educacional;
  2. Sensibilizar a equipe pedagógica e instrutores de informática em relação ao ensino na diversidade;
  3. Estimular a reflexão sobre: a diversidade humana, o preconceito e a prática educacional vigente;
  4. Preparar a equipe pedagógica e os instrutores para atuarem em direção a uma política de Educação que utilize recursos tecnológicos atuais na sua concepção;
  5. Favorecer condições para que os professores das escolas municipais de educação infantil e fundamental aprofundem a compreensão sobre as implicações educacionais do processo de inclusão;
  6. Propiciar à equipe pedagógica uma discussão sobre o contexto escolar e o seu papel na construção de um sistema educacional inclusivo.
Hoje nossos alunos possuem uma gama enorme de opções, dentro de sua casa, com a possibilidade de navegar pelo mundo, nas estradas virtuais da Internet ou ficar conectado com o Planeta em questão de segundos através dos noticiários da TV. É esse novo aluno que o novo Educador tem à sua frente (PETITTO, 2003).
Arquivo utilizado:
“Antes o mundo das pessoas se resumia a encontros na praça; hoje o indivíduo viaja pelo mundo na sala de sua casa”. (PRETTO, Uma Escola Sem/Com Futuro)

Fotos:

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