Atividades de reflexão e operação sobre os textos – texto conto
Plano do professor
1- Considerando o processo de discussão de como ensinar a escrever textos para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e, ainda, a necessidade de aprofundar o conhecimento linguístico acerca de como um texto é organizado, acrescentamos ao texto “conto” algumas atividades de reflexão e de operação sobre o texto (tempos verbais do conto, substituições, concordância nominal e verbal).
2- Discutir com os professores participantes do curso o processo que eles podem vivenciar e, depois, poderão desenvolver com seus alunos.
2.1- parâmetros que organizam a produção:
- quem? Cada professor que participa do curso.
- para quem? Para ele mesmo e seus pares (considerando a necessidade de reflexão sobre o processo de escrita de textos).
- o quê? reflexão e operação sobre o texto conto.
- para quê? Para vivenciar o processo de reflexão e operação sobre o texto conto.
- por quê? Por ser a reflexão e a operação sobre textos um momento propício para tornar conscientes os processos de organização textual. O aluno inicia um processo que o qualifica não apenas a saber o que escrever, mas como e por quê faz certas escolhas linguísticas para escrever seus textos.
3- Ler silenciosamente o texto de referência Solicitar a primeira escrita individual. (Cada professor já escreveu sua história. Agora, sobre ela refletirá e realizará as operações necessárias.)
4- Comparar o texto escrito com o texto de referência do mesmo gênero. (A flauta mágica).
- ler e analisar, coletivamente, quanto ao uso dos tempos verbais, as substituições e concordância nominal e verbal
- fazer, após a reflexão, individualmente, as transformações, quando necessário
5- Reescritas individuais a partir do trabalho com os tempos verbais, as substituições e concordância nominal e verbal.
6- Escrita individual final (em manuscrito ou digitado, o texto será socializado conforme for combinado).
7- Avaliação (auto-avaliação, tendo como critérios a utilização adequada dos tempos verbais, substituições e concordância nominal e verbal).
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário