No dia 18/11/13 tivemos mais uma reunião com as professoras coordenadoras e diretores de EMEF e EMEFEI para tratarmos dos seguintes assuntos:
- Proposta do 1°, 2°, 3° anos (análise do quadro de direitos de aprendizagem que constam na proposta pedagógica da SME).
- Visão da SME
- Alfabetização: ensino da leitura (compreensão) e da produção de textos.
- Alfabetizar na perspectiva de: ensinar a ler e a escrever como práticas culturais.
- Ao final do 2°ano todos os alunos devem ter conquistado a compreensão do sistema de escrita alfabético em situação discursiva;
- 3°ano - consolidação do processo: leitura e produção de diversos gêneros.
Para isso:
· O ensino parte de uma situação discursiva e chega a uma situação discursiva.
Dessa forma, não há sentido em iniciar o processo de alfabetização tendo como ponto de partida letras isoladas, sílabas e palavras, ou mesmo textos que não se configurem para as crianças como tal, não possuindo valor linguístico por se apresentarem enquanto um conjunto de sinais que em nada comunicam para os sujeitos.
Ensino do SEA (Sistema de Escrita Alfabético) como parte do processo – nem ponto de partida, nem chegada.
Arquivos utilizados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário