Image Map

23 junho 2014

Curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil”

“Se você não voltar ser como uma criança, não entrará no reino encantado da Pedagogia” (Celéstin Freinet- 1930).
“Aconteceu no dia 18/06 o 4º encontro do curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil” na sede da Secretaria Municipal da Educação de Marília iniciado com a produção do texto coletivo “Aula- passeio à Galeria Municipal de Artes”, e em seguida a Professora Aline Santos da EMEI “Sambalelê” socializou com as Professoras participantes uma excelente prática freinetiana realizada com crianças do Infantil II.
Logo após foi realizada a apresentação/discussão da técnica “roda de conversa” ou como diz Freinet “conversa livre” que considera um momento fundamental para desenvolver a livre expressão, onde a partir desta técnica pode- se produzir o texto livre e o jornal da turma.
Para finalizar os participantes foram divididos em grupos com a finalidade de conhecer e vincular à prática do Professor algumas invariantes pedagógicas criadas por Freinet, nas quais são princípios, atitudes que o Professor deve tomar para nortear seu trabalho, enquanto educador. Como o próprio nome diz as invariantes não mudam, ou seja, ocorrem sempre, independentemente das circunstâncias. A criança é criança tanto aqui como na Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário