Image Map

22 junho 2014

Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

Ocorreu no dia 18 de junho o encerramento do curso “Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental” com a participação de 40 professores dos 1º, 2º e 3ºs anos, em que desenvolvemos dois módulos de trabalhos. O módulo I foi realizados pelas assistentes técnicas de área Camila Pereira de Oliveira e Joice Ribeiro Machado da Silva e teve como objetivo apresentar aos professores parte da proposta do Prof. Dr. Élie Bajard, refletindo sobre a sessão de mediação e a descoberta de texto. A proposta de trabalho apresentada põe em evidência a leitura, visto que esta é fundamental para a escrita. O módulo II desenvolvido pela assistente técnica de área, Joice Ribeiro Machado da Silva teve como objetivo apresentar as estratégias de leitura proposta Harvey e Goudvis (2007) e que foram trazidas para o Brasil pela Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza (2010) da UNESP de Presidente Prudente. O foco do trabalho com as estratégias é a formação do leitor crítico, autônomo. À medida que as colocamos em prática nos tornamos leitores estratégicos, aqui entendido, como aqueles capazes de resolver os problemas de compreensão quando se depara com um. No encerramento do curso os professores participantes ganharam dois DVDs com 50 histórias de literatura infantil digitalizadas para uso em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário