Image Map

03 junho 2014

REUNIÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

No dia 30 de maio, na sede da Secretaria Municipal da Educação, aconteceu mais uma reunião com professores da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação. Na ocasião deu-se destaque a importância da adequação do trabalho pedagógico ao contexto da educação de adultos, observando as especificidades culturais, históricas e sociais do alunado da EJA. Ainda foram abordados outros assuntos de grande relevância como: a necessidade da alfabetização ser voltada para as práticas sociais e a utilização de materiais significativos de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos, valorizando aquilo que o aluno precisa ler e escrever em seu cotidiano.
Com base nos estudos do grande educador e linguista Élie Bajard, foi apresentada aos professores a chamada “descoberta do texto”, uma alternativa para trabalhar com as dificuldades de compreensão textual. Esse instrumento apresenta uma opção de continuidade no processo de compreensão valorizando as pistas visuais da leitura. Os professores, após a apresentação, debateram sobre a aplicação da proposta no contexto da Educação de Jovens e Adultos, chegando à conclusão que a “descoberta do texto” pode ser utilizada nas aulas para tornar o trabalho com leitura mais significativo e eficaz. 
Os professores também conversaram sobre a realização do “1º ArraiEJA”, festa caipira voltada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Marília, que será realizada no dia 08 de julho no período noturno na EMEF “Prof. Nelson Gabaldi”. A realização da festa se constitui oportunidade para os professores trabalharem os conteúdos com função social dentro de um contexto significativo. Dessa forma, os docentes assumiram o compromisso de realizar atividades voltadas a essa temática e promovendo o uso funcional da leitura e escrita na organização e elaboração da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário