Estão ocorrendo na SME os encontros do módulo II das “Oficinas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental”. O objetivo é propiciar aos professores uma formação no que se refere ao ensino da leitura. Muitas atividades de leitura são realizadas pelos professores nas escolas, porém, elas se voltam mais para a prática da leitura e a avaliação. Poucas práticas se voltam, de fato, para o ensino da leitura. Nesse sentido, as oficinas são um momento de estudo teórico e prático das estratégias de leitura.
As estratégias de leitura são ferramentas importantes que permitem o leitor resolver seus problemas de leitura quando este se depara com um. São chamadas de conhecimento prévio, conexões, visualização, inferência, questões ao texto, sumarização e síntese. Ao aprendê-las e colocá-las em prática nos tornamos leitores estratégicos, ou seja, aquele que sabe monitorar seu próprio processo de compreensão. Para isso, podemos pô-las em prática tanto com livros de literatura como com os demais gêneros textuais.
Arquivos utilizados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário