Uma das grandes preocupações do professor das turmas de 4º e 5º anos é a questão do retorno ao texto para análise dos seus elementos compositores. As inquietações recaem sobre a busca de ações de análise com olhar voltado a gramática textual, mas sem recorrer aos exercícios de fixação que, muitas vezes, cansam alunos e professores e não são produtivos.
A elaboração de ações que possam levar o aluno a exploração do texto por meio de pistas relacionadas à palavra, à frase, ao parágrafo e o texto como um todo constituído de sentido é o estudo que estamos propondo para pensarmos sobre a gramática do texto.
A partir das discussões e das proposições dos estudiosos da Língua Materna, Élie Bajard e Josette Jolibert, elaboramos uma sequência de ações tomando como base a descoberta e no questionamento do texto. Essa sequência pretende auxiliar o professor nas orientações dos alunos para a reflexão sobre os elementos compositores do texto, como eles possibilitam a compreensão e como podemos utilizá-los no momento da escrita de outro texto.
Durante os encontros buscamos realizar a análise da proposição e realizamos as adequações para que os professores pudessem vivenciar e refletir sobre as possibilidades de aplicação na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário