Image Map

27 abril 2013

Autistas: Retirando as fraldas

A experiência abaixo é da mãe de uma criança com autismo. Estou compartilhando com vocês pois é uma prova de possibilidade e fonte de incentivo para outros pais. Não vou citar o nome porque não pedi autorização. Acabei de ler no nosso grupo (Mãe Especial) e quis divulgar logo.

"Quero dividir com vocês mais uma benção. A alguns meses atrás vi postado em alguma pagina não lembro qual, um menino sentado no vaso fazendo coco e outra foto do menino em pé fazendo xixi e explicando que os autistas são visuais e pouco verbais! Não dei muita importância na hora, mas aquilo ficou na minha mente. Algumas semanas atrás fui num lugar que fazem banners e disse a moça: tenho um filho autista e estou tendo dificuldade de tirar a fralda dele. Gostaria que você fizesse um banner para eu pendurar no banheiro com duas fotos de um menino no vaso fazendo xixi e fazendo coco, bem nítido! Ela fez, pendurei no banheiro e mostrava ao Caio e apontava e falava xixi,coco e ele repetia cici, oo, pois não fala direito! Tirei as fraldas, fez no chão o levava ao banheiro, mostrava a foto, apontava e falava xixi, coco...falei com o pai dele: faz xixi com Caio no banheiro para que ele possa ver! Ele fez, no outro dia Caio me puxou pela mão, baixei o short e ele fez...agora está indo sozinho, acabei de ouvir o barulhinho do xixi dele no banheiro, dei um beijo nele! Só não fez coco ainda! Tô usando fralda ainda quando vai pra escola de duas as cinco e para dormir e são nessas horas que ele faz coco, mas não fez xixi nenhuma vez no chão!  Só ontem lá fora, molhando as plantinhas,com preguiça de entrar!" 

Não tenho muita experiência com autistas mas fiz alguns cursos na área e fiquei estagiando uma semana na Associação dos Autistas. Essa experiência não é teste feito pela mãe, as crianças realmente compreendem melhor através das imagens ou do concreto, muitas se alfabetizam e se comunicam por meio do PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (Picture Exchange Communication System).
Portanto, fica aí a dica e a prova de que é possível. Não limitem seus filhos por seu diagnóstico. Invistam e acreditem em seu potencial. 
Abraços,
Antônia Yamashita

4 comentários:

  1. Queria saber se alguém teria uma ideia se no caso fosse um Autista deficiente visual.Meu filho tem sete anos e ainda não consegui tirar as fraldas.Se por acaso alguém pudesse me ajudar, ficaria muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se poder entre em contato comigo. profvanusa@ hotmail.com

      Excluir
    2. Vanusa, como vai?
      Desculpe a demora em responder. Eu administro dois blogs (este e o diário de uma diretora e duas páginas no facebook ligadas aos dois blogs) tudo isso fora do meu horário de trabalho aqui na Secretaria Municipal da Educação. Entendo sua preocupação e pressa. Gostaria de saber como poderia ajudá-la. Enviarei meu e-mail pessoal para trocarmos algumas ideias. OK?
      Obrigado pela visita!
      Volte sempre!

      Excluir
    3. A insistência e a informação sempre vencem o preconceito e a frustração!

      Excluir