No dia 28 de abril os alunos da Educação de Jovens e Adultos participaram de um cine debate promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST – Regional de Marília). O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal e foi uma das atividades alusivas ao “Dia Internacional em Mémória às Vítimas de Acidentes do Trabalho”.
Na ocasião foi apresentado o documentário: “Carne e Osso” de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, com fotografia de Lucas Barreto. O filme apresenta as dificuldades vividas pelos trabalhadores de frigoríficos do sul do país, evidenciando, por meio de vários depoimentos e imagens do cotidiano de trabalho do setor de produção frigorífica, as relações e situações de trabalho que arriscam a integridade física e mental de trabalhadores. O documentário dá voz a várias pessoas que por muitos anos viveram em condições precárias de trabalho e que sofrem com as sequelas provocadas por tal situação.
Com essa iniciativa o CEREST buscou ir além das situações do trabalho em frigorífico apresentado no filme, contribuindo na reflexão acerca dos custos pessoais que acidentes e adoecimentos gerados por condições inseguras e insalubres provocam a saúde do trabalhador. Dessa forma, após a exibição do documentário, os profissionais do CEREST conduziram um debate, dando espaço para declarações e para manifestação de impressões provocadas pelo filme. Por ser um tema de grande interesse do alunado da Educação de Jovens e Adultos a participação foi muito expressiva enriquecendo significativamente o momento. Ao final, os alunos receberam um certificado de participação no evento.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário