O ensino da Língua materna nas escolas tem se tornado cada vez mais motivo de discussão, dúvida e crítica. Por um lado há pontos de vista levantados pelos linguístas argumentando sobre a importância exagerada que se dá ao ensino da gramática e a norma padrão da língua. Por outro lado nos deparamos com a exigência de estudar e ensinar gramática na escola, mas não encontramos material coerente para tal exercício, resultando numa enorme confusão a respeito da necessidade ou não de ensinar gramática. A partir de tais indagações, novos materiais didáticos têm surgido numa tentativa de transformar o ensino da gramática numa atividade contextualizada, embora seja esse um desafio ainda em evidência. O estudo de gramática é uma necessidade no ensino de toda e qualquer língua. O que se deve pôr em questão é como se deve trabalhar tal conteúdo e até onde ele se torna importante para os estudantes da língua. Sobre isso Sírio Possenti comenta: "O objetivo da escola é ensinar o português padrão, qualquer outra hipótese é um equivoco. A tese de que não se deve exigir dos alunos o domínio do dialeto padrão baseia-se no preconceito de que teriam dificuldades em aprender, o que não é verdade. O dialeto não padrão os alunos já sabem, e falar em não ensinar o padrão equivale a tirar o português das escolas." (POSSENTI, Sírio em "Sobre o ensino do português na escola")
Referência:
POSSENTI, Sírio em Observações sobre gramática e texto
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