A iniciativa desse encontro não é nova. Teve inicio a partir da pesquisa para a dissertação de Mestrado da educadora Maria Luiza Salzani Fiorini intitulada "CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA" orientada pelo Prof. Dr. Eduardo José Manzini. Ao término da pesquisa ocorrida em 31 de Janeiro de 2011, os professores sentiram a necessidade de dar continuidade aos encontros e manifestaram esse desejo a partir dos dados coletados na avaliação institucional de 2013.
Em 17/04/14 resolvemos retomar os encontros. Iniciamos com a presença da referida pesquisadora com o objetivo de apresentar aos demais professores de educação física da rede a conclusão da pesquisa realizada na EMEF Professor Américo Capelozza com a participação dos professores: Iurandi Lima Costa e Vanderléia Ricci. Para ver post: clique aqui
A partir desse pontapé inicial, nos questionamos: como continuar? Por onde seguir? O que abordar? Foram os próprios professores que nos incentivaram e nos mostraram o caminho a seguir.
A partir desse pontapé inicial, nos questionamos: como continuar? Por onde seguir? O que abordar? Foram os próprios professores que nos incentivaram e nos mostraram o caminho a seguir.
Afinal das contas, por que somos educadores e educadoras?
Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vem andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um; porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas. Quem sabe é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias, para todos terem pão...
Mário Sérgio Cortella (1999)
Nunca duvide da força de um pequeno grupo de pessoas para transformar a realidade. Na verdade eles são a única esperança de que isso possa acontecer. Margaret Mead
No dia 29/05/14 o professor Wellington T. da Costa da EMEF Professora Cecília Alves Guelpa, gentilmente nos recebeu em sua escola para assistirmos suas aulas e trocarmos ideais e experiências.
Todos os professores receberam o plano de aula, com atividades planejadas para alunos de primeiro ano em que foram trabalhadas as seguintes atividades:
- Coelhinho sai da toca - simples, dupla, trio;
- Coelhinho sai da toca - Dentro, fora, metade;
- Coelhinho sai da toca - 1, 2, 3 (em círculo);
- Estou aqui, por que?
- Desenhar com barbante;
- Soprar a bolinha;
- Pensa rápido - sentado;
- Jogando com o alfabeto;
- Bola ao arco;
- Estafeta da caixinha de fósforo;
- Desenhar o corpo;
- Formar letras com o corpo (grupos);
- Pé de Elefante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário