No dia 27 último, encerramos o primeiro módulo sobre Análise e Produção de texto nas séries iniciais das escolas municipais de Marília. Finalizamos as ações com reflexões sobre as orientações realizadas pelos professores e avaliação das produções escritas pelos alunos. O empenho e a preocupação do grupo de professores e coordenadores da rede municipal de Marília refletem a busca constante em oferecer às nossas crianças um ensino de qualidade. A opinião dos participantes foi fundamental para que pudéssemos pensar quais os caminhos para a formação de crianças produtoras de textos dos mais diferentes gêneros.
Destaco o resultado do trabalho aplicado em sala de aula a partir de ações da Professora Sônia do quinto ano – Tuma D – da Emef Américo Capellozza, após as reflexões com o grupo. Realizamos as discussões acerca dos elementos compositores do texto jornalístico, com destaque para a Manchete, a legenda da imagem e o lide. A professora fez a proposição com o grupo e diz-se muito contente com as produções dos alunos.
Destaco o resultado do trabalho aplicado em sala de aula a partir de ações da Professora Sônia do quinto ano – Tuma D – da Emef Américo Capellozza, após as reflexões com o grupo. Realizamos as discussões acerca dos elementos compositores do texto jornalístico, com destaque para a Manchete, a legenda da imagem e o lide. A professora fez a proposição com o grupo e diz-se muito contente com as produções dos alunos.
Dá fofoca à notícia:
A dinâmica do trabalho teve a seguinte estrutura.
1. Apresentação da música: Pedro, Antônio e João
Com a Filha De João
Antônio Ia Se Casar
Mas Pedro Fugiu Com a Noiva
Na Hora De Ir Pro Altar
A Fogueira Está Queimando
E Um Balão Está Subindo
Antônio Estava Chorando
E Pedro Estava Sorrindo
E no Fim Dessa História
Ao Apagar-se a Fogueira
João Consolava Antônio
Que Caiu na Bebedeira
1. Criação do lide a partir da música.
Numa noite de quarta-feira, Yasmim de 18 anos ia se casar com Antônio. Pedro, mais conhecido como Zoco, amava ela. Então, quando ia se casar, Zoco entrou na igreja e raptou a moça e nunca mais foi visto. Antônio começou a chorar até desmaiar e ir ao hospital. (Laryane Joca da Silva).
2. Elaborar a Manchete para a notícia.
“Pedro foge com a noiva na hora de ir pro altar” (Matheus de Almeida Alves)
3. Produzir uma legenda para a “foto” do casamento. Quadro “Casamento na roça” de Candido Portinari.
Momento de Juliana com seu pai antes de ser sequestrada. (Mariana Damaceno)
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário