Formação continuada para Professores de Educação Infantil
Iniciamos no último dia 29 de abril o curso “À Procura da Compreensão da Língua Escrita” (ProCle), que tem por objetivos trabalhar a Descoberta da literatura pela sessão de mediação, a Descoberta do nome, a Configuração do nome e a Descoberta de texto.
Em todos os encontros os Professores terão acesso ao aporte teórico e também a relatos de práticas vivenciadas por Professores que participaram do Projeto no ano de 2013. Estas práticas são realizadas partindo de atividades lúdicas como cantigas de roda, jogo de bingo, bexigas lançadas ao ar, entre outros, que levam as crianças a aprenderem sempre, a partir de situações sociais nas quais o nome gráfico é convocado por estes jogos ou pela própria rotina diária.
Assim abrimos caminhos de acesso à escrita, através de situações diversificadas de produção, interpretação, escuta e dicção de textos. Mas, para oferecê-las com segurança é indispensável que o Professor saiba reconhece-las. A criança poderá então construir seu saber, de acordo com aquilo que atualmente a pedagogia diferenciada se chama de perfil cognitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário