“(...) Não basta partir muito cedo e a toda velocidade. O importante é o ponto de chegada e o estado da criança nessa chegada. (...) Não tentaremos dotar os passarinhos de asas fictícias para pô-los demasiado cedo fora do ninho”. Deixaremos pacientemente que as penas cresçam e se desenvolvam, certos de que o voo há de chegar sem falta, no momento desejado, natural e forte”. (Freinet, 1977, p. 119- 122)
Aconteceu no dia 14/05, quarta- feira, no período da noite nas dependências da Secretaria Municipal da Educação o 2° encontro do curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil”, iniciado com a socialização da técnica livro da vida por algumas Professoras, depois foi realizado dinâmica com poema “Pão e Rosas” de Celéstin Freinet com o objetivo de refletir sobre a importância de se respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada criança. Logo em seguida vivenciamos em pequenos grupos a produção do texto livre e do jornal escolar, discutimos sua importância e foram explanadas algumas estratégias para a produção do texto livre na Educação Infantil.
Com o intuito de promover a expressividade das Professoras participantes foram realizadas algumas dinâmicas de expressividade cênica ministrada por alguns integrantes do projeto “Teatro da cidade” em parceria com a Secretaria da Cultura. Foram momentos ricos em reflexão, expressividade, entusiasmo e alegria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário