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21 maio 2014

Educação Matemática nos Anos Iniciais

O contexto atual possui exigências crescentes relacionadas à capacidade de lidar com as mais diferentes dimensões da vida das pessoas. O conhecimento matemático torna-se cada vez mais necessário no momento em que a generalização da tecnologia e dos meios de informação baseados em dados quantitativos e espaciais em diferentes representações são amplamente utilizados. Por isto, adequações e atualizações são necessárias na Educação Matemática.
Diante dessas solicitações, à escola cabe apresentar aos alunos as mais diferentes possibilidades de Aprendizagem Matemática. É preciso que, por meio de ações educativas, haja um trabalho na educação Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.
Por compreender o conhecimento histórico dessa área como um conjunto de conceitos e procedimentos que comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de representação e comunicação, a Secretaria Municipal da Educação de Marília, preocupada com a formação dos alunos, propôs capacitações aos educadores da rede retomando as discussões sobre a importância da formação de conceitos matemáticos por meio do “fazer matemático” e da “resolução de problemas”; do estudo das quatro etapas do esquema de Polya; da análise dos tipos de erros; da retomada das orientações gerais dessa Secretaria e análise das expectativas para cada ano do Ensino Fundamental – Ciclo I e, por fim, a apresentação do Projeto "EMAI - Educação Matemática nos Anos Iniciaiselaborado pela Secretaria Estadual da Educação.
O EMAI compreende um conjunto de ações que têm como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores, o processo de aprendizagem dos alunos em Matemática e a avaliação dessas aprendizagens, elementos chave de promoção da qualidade da educação. No texto de apresentação do projeto estão explicitados os três pilares de atuação: organização e desenvolvimento curricular; formação de professores; e avaliação das ações e do desempenho dos alunos.
Por suas especificidades, as oficinas de Formação dos professores da rede municipal do ensino fundamental foram divididas por anos. A primeira, realizada no dia 16 de maio, abordou os conteúdos relacionados ao 3º ano.

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