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31 maio 2014

Provinha Brasil: instrumento pedagógico para avaliação do processo de alfabetização e de Matemática

Nos dia 27 e 28 de maio, os 1609 alunos das turmas de 2º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Marília participaram da Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil. A prova é um dos indicadores sobre o sistema educacional brasileiro produzido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb. Governo Federal, governos estaduais e municipais têm atuado em consonância a fim de reduzir desigualdades, atingir as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. O município de Marília participará das duas fases de aplicação da referida avaliação. Nesta primeira fase, houve grande envolvimento das escolas e a colaboração dos pais para a participação efetiva dos alunos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP –, a avaliação diagnóstica visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças das escolas públicas brasileiras. Conforme Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, a avaliação tem os seguintes objetivos: avaliar o nível de alfabetização das crianças; oferecer um diagnóstico com intenção preventiva e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

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