O Projeto: "À Procura da Compreensão da Língua Escrita", sob a liderança do Educador Francês Élie Bajard, tem como objetivo oportunizar uma reflexão direcionada ao fazer pedagógico com a Língua Escrita. Em um trabalho contínuo de prática e reflexão, observamos uma abordagem alternativa sobre a língua escrita que supera a dicotomia entre a “extração da pronuncia” e a “extração da compreensão”.
Nos dias 05, 06 e 07 de maio, aconteceram reuniões com docentes na sede da Secretaria e visitas às escolas envolvidas nesse projeto, onde foi possível observar o retorno do grupo de educadores e dos educandos envolvidos. Esses encontros de formação trabalham com instrumentos pedagógicos, desenvolvendo um repertório de didáticas inovadoras de leitura e produção escrita com as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no gosto e prazer pela leitura.
Nesse sentido, realizar a multiplicação desse conhecimento entre os educadores, para orientar as crianças em uma dupla investigação da língua escrita, através do acompanhamento delas por meio da procura do sentido dos textos, e ao fazer isso, guiá-las na conquista dos códigos da língua escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário