Image Map

28 maio 2013

COMEM - Conferência Municipal de Educação de Marília

No dia vinte e quatro de maio, o município de Marília realizou a Conferência Municipal de Educação – COMEM - com o objetivo de debater o documento referência da CONAE 2014. O evento aconteceu nas dependências da UNIMAR – Universidade de Marília. 
Durante a Conferência foram discutidos os sete eixos para a CONAE 2014, cujo propósito é ampliar o debate público e garantir a participação dos diversos setores sociais (estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais, conselhos de educação, profissionais da educação, entre outros) nas discussões pertinentes à melhoria da educação brasileira.
Os sete eixos da CONAE 2014 são:
I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação
II. Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos
III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente
IV. Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem
V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social
VI. Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira, e Condições de Trabalho
VII. Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos
O público estimado foi de 500 pessoas de diversos segmentos e setores da sociedade, destacando a participação de representantes de cidades da nossa região (Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Canitar, Florínea, Parapuã, Iacri, Herculândia, Álvaro de Carvalho e Assis). 
A Conferência iniciou-se no período da manhã com o credenciamento dos participantes, a leitura, discussão e aprovação do Regimento interno. A palestrante Prof.ª Maria Conceição Aparecida Fornasari (membro do Fórum Estadual de Educação), abordou o tema: “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação”. No período da tarde, houve o debate por eixos temáticos e a plenária geral com a elaboração do documento final: síntese dos colóquios. Em seguida, ocorreu a eleição dos delegados que irão representar o município de Marília na conferência Intermunicipal em Bauru, no mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário